Após 15 dias de interdição, BR-343 está liberada desde a última sexta-feira

O local recebeu uma nova tubulação para o escoamento da água e ainda na sexta-feira começou a ser coberto por asfalto, já que apresentava riscos para os motoristas.

Após 15 dias de interdição, o trecho da BR-343, na altura do bairro Gurupi, em Teresina, está liberado desde o começo da noite da sexta-feira (24). A liberação foi feita pelo Departamento de Estradas e Rodagens (DER). Os veículos já trafegam pela via, que foi interditada no dia 9 de abril por conta da erosão causada pela chuva.

O local recebeu uma nova tubulação para o escoamento da água e ainda na sexta-feira começou a ser coberto por asfalto, já que apresentava riscos para os motoristas.

Matias Sales, engenheiro do Departamento de Estradas e Rodagens (DER), responsável pela obra no local, explica que foi instalado um bueiro com vazão 10 vezes maior que o anterior, que vai melhorar o escoamento das águas por baixo da rodovia.

“Este bueiro foi colocado com três bocas, três suportes de manilhas e tem uma capacidade de absorção de água muito maior”, disse. O trecho onde foi feito o reparo está seguro e pode passar qualquer tipo de veículo, inclusive carregados com qualquer peso. Além disso, o local não corre mais risco de alagamento.

Com a obra finalizada, quem se anima são os condutores, que precisam, diariamente, passar pelo local. “Graças a Deus ela ficou pronta dentro do prazo. Passamos muito sufoco nas rotas alternativas. Agora é só esperar para que ela sustente, caso venha mais chuva”, coloca o vendedor Mauro Batista.

Com o trecho interditado, os motoristas que chegavam e saíam de Teresina usavam duas rotas alternativas: uma pelas PI-113, passando pelo município de José de Freitas e chegava a capital pelos bairros Planalto Uruguai e Santa Tereza.

E outra passando pela Avenida Mirtes Leão, passando pelo bairro Alto da Ressurreição e chegando de volta à BR-343 pela estrada que dá acesso à Usina Santana.

Fonte: Aline Damasceno