Após denúncias, diretor de Polícia Técnica visita IML de Parnaíba

Segundo Nunes, no caso de corpos putrefatos em que haja necessidade enterrar, não é necessário aguardar o prazo de 30 dias.

O médico legista Antônio Nunes Pereira, diretor geral do Departamento de Polícia Técnica e Científica (DPTC) da Secretaria Estadual de Segurança do Piauí, visitou na manhã desta quarta-feira (29/04) o Posto Avançado do Instituto Médico Legal (IML), no Bairro Frei Higino, em Parnaíba, para averiguar situações a serem melhoradas no órgão.

Antônio Nunes Pereira


O diretor Nunes disse que há disponibilidade de um transformador e que será solicitado somente a instalação pela Eletrobras para assegurar melhor o abastecimento de energia ao IML a fim de resolver a deficiência de queima de aparelhos, entre eles as geladeiras. Inclusive um técnico estava na cidade para fazer a avaliação da que estava com defeito para ser consertada.

Ele citou ao Proparnaiba.com que não houve motivo para que um corpo putrefato e morto por afogamento ficasse fora da geladeira, causando transtorno. Disse que são seis vagas em uma geladeira e que se os braços do cadáver estavam levantados deveriam ser abaixados para ser acondicionado no refrigerador.

Segundo Nunes, no caso de corpos putrefatos em que haja necessidade enterrar, não é necessário aguardar o prazo de 30 dias. Diante disso, é feita a coleta de material e o registro da arcada dentária, bem como o registro fotográfico dos pertences do cadáver e o guardo de alguns objetos. Quanto ao material de expediente, disse que o órgão dispõe de suprimento de fundo e que, inclusive já providenciou a compra de alguns.

Outra problemática, que o diretor disse que está providenciando a melhoria, é a quantidade profissionais. Segundo Antônio Nunes o ideal é a realização de um concurso, mas será feita a contratação temporária de funcionários para reduzir a deficiência no atendimento as demandas. Referente aos veículos, informou que o IML de Parnaíba vai receber dois carros-tumba para transporte de corpos, sendo existem dez novos carros disponíveis a serem distribuídos para atender os serviços no Estado. Em seguida, o diretor de Polícia Técnico-Cientifica e Criminal, se reuniu com os funcionários do Posto Avançado do IML de Parnaíba, inclusive o coordenador.

Fonte: Proparnaiba