Após foco de peste suína no CE, Adapi proíbe entrada de suínos

A medida é para evitar que o vírus chegue ao Piauí

|
FACEBOOK WHATSAPP TWITTER TELEGRAM MESSENGER

O Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento (MAPA) confirmou a existência de um foco de peste suína clássica (PSC) em Forquilha no Ceará. Segundo o órgão o foco foi detectado em propriedade de criação familiar de subsistência, sem vínculos com estabelecimentos comerciais ou de reprodução de suínos.

Após essa confirmação, a Agência de Desenvolvimento Agropecuária do Estado do Piauí (Adapi) proibiu a entrada de suínos e seus produtos oriundos do Ceará no Piauí.

A medida, segundo o gerente de Defesa animal da Adapi, José Idílio, é para evitar que o vírus chegue ao Piauí e proteger os suínos do estado. Ele ressalta que a orientação veio do MAPA e foi estendida para todos os estados do Nordeste.

A proibição deve permanecer até que os focos da peste seja erradicado no Ceará.

Idílio reforçou que o Piauí não tem foco da contaminação de peste suína e que as medidas adotadas são para o vírus não entrar no estado.

A Peste Suína Clássica (PSC), também conhecida como cólera suína, é uma doença viral contagiosa que afeta somente suínos domésticos e selvagens. Não oferece riscos à saúde humana e nem afeta outras espécies animais.



Participe de nossa comunidade no WhatsApp, clicando nesse link

Entre em nosso canal do Telegram, clique neste link

Baixe nosso app no Android, clique neste link

Baixe nosso app no Iphone, clique neste link


Tópicos
SEÇÕES