Aposentada tira sustento do lixo para manter 43 cães em Barretos

Aposentada tira sustento do lixo para manter 43 cães em Barretos

Vivendo em condição precária, ela diz não querer que animais passem fome

Quarenta e três cães e 14 gatos, todos vivendo dentro do mesmo cômodo onde mora a aposentada Miriam Barros, de 65 anos. Solitária e sem forças para limpar a casa em Barretos (SP), a mulher dormia em meio às fezes dos bichos até esta quinta-feira (12), quando voluntários de uma organização de proteção a animais iniciaram um mutirão para ajudá-la.

A renda mensal ? R$ 621 da aposentadoria somados aos R$ 70 de um programa do governo ? mal dá para pagar os 50 quilos de ração que os animais consomem por semana. As roupas que veste e até a própria alimentação, a idosa disse retirar do lixo que costuma revirar em busca de sucatas para vender. ?É difícil, mas colocar na rua [os cães] eu não coloco, porque vão passar fome. Às vezes, até choro de ver os animais sofrendo?.

O drama da idosa foi descoberto no sábado (7) pela advogada Vanessa Figueiredo Gonçalves Mônaco, 34 anos, presidente da ONG Amiguinho Barretense. ?Fui até lá porque o dono de uma casa de rações disse que havia uma pessoa que estava precisando de ajuda para criar os cães, mas percebi que é a dona Miriam que precisa de assistência?.


Aposentada tira sustento do lixo para manter 43 cães em Barretos, SP

Vanessa disse acreditar que a aposentada sofre de problemas psiquiátricos. ?Ela acha essa situação normal?, comentou a advogada, que afirmou que desde o início da semana procura ajuda da Prefeitura para amparar a idosa. ?Os assistentes sociais só vieram aqui hoje, depois que foram procurados pela imprensa?.

Outro lado

Anderson Brito, coordenador do Centro de Referência Especializado de Assistência Social de Barretos, disse que o município enviou assistentes sociais à casa de Miriam e que providências, que não foram detalhadas, serão tomadas. ?Como é um caso delicado, precisa ser avaliado e precisa de um laudo médico. Os técnicos estão trabalhando nesse caso?, disse. ?Brevemente estaremos fazendo essa ação para garantir que a dona Miriam tenha o seu bem-estar garantido?.

Ajuda

Vanessa, da ONG Amiguinho Barretense, disse que cama e fogão novos foram doados para substituir os móveis degradados pela sujeira na casa de Miriam. Voluntários também começarão a construir no sábado (14) um canil no terreno para acomodar os bichos que, por enquanto, permanecerão no local.

?Recebemos material de construção e vamos trabalhar para melhorar as condições da dona Miriam, vamos tratar dos cães lá mesmo. Seria uma agressão tirar ela de lá agora?.

A advogada também disse que interessados em informações para futuras adoções dos animais podem acompanhar o blog na internet da Associação Amiguinho Barretense:

http://adocaoanimaisbarretos.blogspot.com.br/.

Fonte: G1