Aprovados em concurso de agentes penitenciários procuram OAB-PI

Aprovados querem acelerar o processo de nomeação nos cargos.

Avalie a matéria:
|
FACEBOOK WHATSAPP TWITTER TELEGRAM MESSENGER

Após a realização de protestos sem sucesso, um grupo de aprovados no concurso de agente penitenciário do Piauí em 2016 procurou a OAB-PI para dialogar sobre possíveis maneiras de acelerar o processo de nomeação nos cargos. O grupo foi recepcionado pelo vice-presidente da OAB-PI, Lucas Villa, e pela Comissão de Direito Penitenciário na sede da instituição, na segunda-feira (30).

Segundo Rinaldo Sousa, aprovado no concurso, a quantidade de agentes penitenciários é insuficiente e prejudica o funcionamento ideal das penitenciárias do Piauí.

“Viemos procurar a OAB-PI para que nos ajude a sensibilizar o Governo do Estado, através das autoridades e secretarias para a necessidade urgente de nomeação de novos servidores. O último concurso foi realizado há mais de dez anos e temos uma realidade desproporcional de agentes por detento. Estima-se que a população carcerária mais que dobrou, enquanto o número de agentes teve uma queda”, argumentou.

Para o vice-presidente Lucas Villa a preocupação com a integridade do sistema carcerário no Piauí é válida, uma vez que o Conselho Nacional de Política Criminal e Penitenciária de 2009 recomenda que haja um agente para cada cinco presos nas unidades prisionais.

“A Comissão de Direito Penitenciário da OAB-PI se propôs a fazer um estudo para congregar informações sobre o caso. Após esse estudo, a OAB buscará medidas cabíveis legalmente”, disse Lucas Villa.

Registrou-se ainda a presença do presidente da Caixa de Assistência dos Advogados do Piauí (Caapi), Rafael Orsano e dos integrantes da Comissão de Direito Penitenciário da OAB-PI: Angélica Coelho e Alexsandra Paes Landim.



Participe de nossa comunidade no WhatsApp, clicando nesse link

Entre em nosso canal do Telegram, clique neste link

Baixe nosso app no Android, clique neste link

Baixe nosso app no Iphone, clique neste link


Tópicos
SEÇÕES