Aprovados na 1ª chamada do Sisu tem de hoje até terça para fazer matrícula

Caso matrículas não sejam feitas até terça (25), vaga fica disponível

A partir desta sexta-feira (21), os estudantes convocados na primeira fase do Sistema de Seleção Unificada (Sisu) devem fazer as matrículas nas instituições em que foram aprovados. O prazo termina na próxima terça-feira (25).

Se a matrícula não for confirmada dentro do prazo, a vaga passa a ser disponibilizada na segunda chamada do Sisu, cuja divulgação da lista ocorre no dia 1º de julho. As matrículas para os convocados nesta fase devem ser feitas nos dias 5, 8 e 9 de julho.

Esta edição do Sisu atingiu a marca de 788.819 candidatos que fizeram 1.527.446 inscrições. Segundo o ministro da Educação, Aloizio Mercadante, 42,40% dos inscritos são cotistas e estudam em escolas públicas. Como cada candidato pode concorrer em até duas opções de curso, a quantidade de inscrições é diferente do número de estudantes inscritos.

Segundo o ministro, a instituição de ensino mais procurada pelos candidatos é a Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ), seguida pela Universidade Federal Fluminense (UFF), a Universidade Federal do Piauí e a Universidade Federal do Maranhão.

O curso mais concorrido é o de medicina na UFF seguido pelo de medicina na UFRJ e na Universidade do Maranhão.

Nesta edição, o sistema oferece 39.724 vagas em cursos de graduação em universidades federais e institutos federais de ensino superior. De acordo com os dados, 54 instituições já aderiram ao sistema com 1.179 cursos.

Lista de espera

Entre os dias 1º a 12 de julho ocorre o prazo para que os candidatos manifestem interesse em participar da lista de espera.

Podem participar os estudantes não selecionados em nenhuma de suas opções nas chamadas regulares e os candidatos selecionados em sua segunda opção, independentemente de terem efetuado a matrícula. A participação na lista de espera somente poderá ser feita na primeira opção de vaga do candidato.

A lista de espera do Sisu será utilizada prioritariamente pelas instituições participantes para preenchimento das vagas eventualmente não ocupadas nas duas chamadas regulares do Sisu, a partir do dia 17 de julho.

Em caso de empate entre dois ou mais estudantes pelas notas do Enem 2012, o desempate será feito, pela ordem:

I - nota obtida na redação;

II - nota obtida na prova de linguagens, códigos e suas tecnologias;

III - nota obtida na prova de matemática e suas tecnologias;

IV - nota obtida na prova de ciências da natureza e suas tecnologias;

V - nota obtida na prova de ciências humanas e suas tecnologias.

Fonte: G1