Assembleia Legislativa do Piauí cria Fundo Estadual Antidrogas

O deputado estadual João de Deus (PT) explicou que a lei de criação do Fundo Estadual Antidrogas já foi aprovada.

A Assembleia Legislativa do Piauí irá aprovar esta semana, em caráter de urgência, a tramitação de

proposta para que o governador Wilson Martins (PSB) assine o decreto de criação do Fundo Estadual Antidrogas. Com a criação do Fundo, o Governo do Estado poderá firmar convênios federais, recebendo dinheiro de leilões dos bens de traficantes para ser investido em políticas públicas contra o tráfico.

O deputado estadual João de Deus (PT) explicou que a lei de criação do Fundo Estadual Antidrogas já

foi aprovada, faltando apenas a assinatura do decreto pelo governador. ?Essa tem sido uma proposta bastante discutida nos encontros que debatem ações contra as drogas. Com a regulamentação deste fundo será possível utilizar o dinheiro da venda de drogas no tratamento dos dependentes químicos e

nas campanhas contra o tráfico?, explicou o parlamentar.

Segundo o parlamentar, o tráfico de drogas tem se tornado uma epidemia que está presente em todo o

país, necessitando de políticas públicas mais enérgicas por parte do Governo, para combater esse avanço. ?Estamos vivendo um grande momento em que a sociedade, o Poder Público e a própria

mídia estão envolvidos nesse processo. Isso é fundamental para que possamos cobrar mais investimentos em políticas públicas contra as drogas?, disse.

O secretário da Assistência Social (SASC), Francisco Guedes, afirmou que o principal obstáculo enfrentado pelo Piauí na criação do Fundo de Drogas, é a falta de recursos financeiros do Estado. ?O trabalho desenvolvido contra as drogas no Piauí tem ganhado destaque nacional pelos resultados obtidos. Agora é fundamental que tenhamos nosso Conselho Estadual?, disse.

De acordo com o secretário, o Estado deve buscar parcerias com o Ministério da Justiça, Ministério Público e as organizações da sociedade civil, para fortalecer as estratégias e políticas de combate ao consumo de drogas. (L.B)

Fonte: Lídia Brito