Associação do Cegos do Piauí comemora 47 anos de existência

O evento durou o dia todo e também contou com a participação do prefeito de Teresina, Firmino Filho

CONFIRA A REPORTAGEM COMPLETA NA EDIÇÃO DESTE DOMINGO (22) DO JORNAL MEIO NORTE

A Associação do Cegos do Piauí (ACEPI), comemorou neste sábado (21) 47 anos de atuação no Estado. Com direito à missa, solenidade, almoço, concurso de forró e bingo, o evento durou o dia todo e também contou com a participação do prefeito de Teresina, Firmino Filho, junto com seus secretários, além de pessoas importantes que fazem parte da ACEPI.

Atualmente, a Associação dos cegos atende 2. 200 pessoas com deficiência visual, mas chegar até aqui não foi fácil. Criada por seis pessoas em 1967 e enfrentando, naquela época, um momento difícil, pois era o período da Ditadura Militar, a ACEPI é vista hoje, com orgulho pelo atual presidente e também deficiente visual, Aluísio Carvalho.

?Nunca deixamos de lutar. De lá para cá, foram havendo muitos avanços e fomos tirando os cegos que estavam à margem da sociedade e fomos dando a eles oportunidades de estudar e trabalhar. Hoje temos diversos companheiros formados e outros que seguiram a carreira de música?.

Mas dentre os avanços ao longo dos anos, ainda se encontram grandes desafios que a associação continua lutando contra. Dentre eles, os principais afirmados pelo presidente são o cumprimento da legislação que apoia os deficientes visuais, a acessibilidade de garantir o direito de ir e vir a essas pessoas e ainda a aceitação das pessoas que não possuem deficiência, com naturalidade, em relação aos direitos dos deficientes visuais.

Fonte: Flávia Araújo