Atividades culturais movimentam a capital durante mês de agosto

Instituições de fomento à cultura de Teresina celebram aniversário

O mês de agosto é sinônimo de festa para a capital piauiense e para a Cultura na cidade, pois além de ser comemorada a data de fundação de Teresina, dia 16, importantes pontos culturais do município também celebram seus aniversários na mesma semana.

Dia 12, a Casa da Cultura de Teresina celebrou 22 anos de existência. Inaugurada em 1994, pelo então prefeito Raimundo Wall Ferraz, a Casa é constituída de espaços como museus, galerias de artes, bibliotecas, sala de vídeo, auditório, salas para prática de oficinas, além de receber mensalmente eventos ligados a cultura.

Todas essas ações cumprem o objetivo de preservar, promover e divulgar a arte e a cultura da cidade, criando oportunidades para realização de atividades artístico-cultural que contribuem para a formação do cidadão teresinense.

Neste mês de aniversário a Casa da Cultura recebe várias exposições e oficinas especiais. De 06 a 08 foram realizadas oficinas de leituras dramáticas; entre os dias 15 a 22, acontece a Oficina de Teatro - A Arte do Ator; dia 28 será realizada a volta do projeto 6ª as 6, quando o Balé da Cidade realiza apresentações gratuitas na Casa.

Além disso, estão acontecendo as exposições do Salão Medplan de Humor, exposição de Henrique Vilharins e Albert, com sua arte pop e a Revista Revestrés expondo suas 20 capas.

Dia 15 a comemoração foi em dobro, pelo Teatro do Boi, que completa 28 anos de existência e pelo Museu de Arte Sacra D. Paulo Libório, este com menos tempo de fundação, apenas 4 anos.

O Teatro do Boi foi construído no antigo matadouro da cidade, por isso recebeu este nome. Funciona como teatro-oficina, onde são realizadas aulas de balé, teatro, pintura, capoeira, e corte e costura, para crianças e adultos das comunidades vizinhas. São mais de 400 alunos participando das atividades desenvolvidas no espaço.

Além dos espetáculos e festivais, que acontecem continuamente. Para celebrar a data de seu aniversário o teatro irá receberá os espetáculos: A Santa Casa (19/08), Lete - Beradera (22/08) e o Festival de Teatro Lusófono, que será realizado dos dias 27 a 31.

Museu preparou palestras para valorizar acervo

Já o Museu de Arte Sacra D. Paulo Libório, preparou palestras que acontecem no dia de aniversário da instituição.

Os professores Dr. Antônio Fonseca Neto e Paulo de Tarso Libório vão falar sobre a história da igreja Matriz do Amparo. O Museu de Arte Sacra foi inaugurado em 15 de Agosto de 2011 e funciona no local onde foi última moradia de Dom Paulo Libório, arcebispo de Teresina.

Tem um acervo composto por mais de três mil peças sacras. Grande parte das peças expostas no espaço era de Dom Paulo, assim como os dois mil livros disponíveis na biblioteca do museu.

Todas essas instituições de desenvolvimento cultural fazem parte da administração do município, sendo mantidas pela Prefeitura, através da Fundação Municipal de Cultura Monsenhor Chaves.

Fonte: Jornal Meio Norte