Atricon avalia desempenho do Tribunal de Constas do Estado

Representantes da Atricon avaliam desempenho do TCE.

|
FACEBOOK WHATSAPP TWITTER TELEGRAM MESSENGER

O Tribunal de Contas do Piauí (TCE/PI) recebe nos dias 8 e 9 de agosto três representantes da Associação dos Membros dos Tribunais de Contas do Brasil com o objetivo de fazer a validação da aplicação do diagnóstico do Marco de Medição do Desempenho (MMD) do TCE. 

Na manhã de hoje (8), o auditor do TCE da Paraíba, Stalin Melo Costa, o Conselheiro substituto do TCE do Pará, Julival Silva Rocha e o Conselheiro do TCE da Paraíba, Fernando Rodrigues Catão, fizeram visitas às instalações do Tribunal e observaram toda a estrutura e no final da manhã, iniciaram a checagem dos itens.

“Para realizar a validação, será utilizada uma amostragem tirada do quadro geral”, diz a auditora de controle externo e membro da Comissão de Avaliação, Lucine Batista. Entre os itens da amostra, estão: independência e marco legal, estrutura e gestão de apoio, recursos humanos e liderança, normas e metodologia de auditoria e comunicação e controle social.

O Conselheiro substituto do Tribunal de Contas do Pará, Julival Silva Rocha, comenta da importância desta validação e fala também dos resultados do TCE. 

“A validação tem uma importância muito grande para o controle externo e para todos os Tribunais, pois visa o aperfeiçoamento. Sabemos que com a redemocratização do país, a sociedade tem uma grande demanda quanto as instituições e que estas funcionem como a Constituição pede. A estrutura do Tribunal do Piauí é magnífica, é referência no cenário nacional, fornece serviços avançados e esse trabalho que estamos fazendo, nada mais é que uma forma de ajudar a instituição a melhorar cada vez mais”, fala o Conselheiro.

O MMD-QATC tem como objetivo verificar o desempenho dos Tribunais de Contas em comparação com as boas práticas internacionais e diretrizes estabelecidas pela Atricon, bem como identificar os seus pontos fortes e fracos. Busca-se, portanto, fortalecer o sistema nacional de controle externo e contribuir para que os Tribunais de Contas atuem de maneira harmônica e uniforme, valorizando o controle social e oferecendo serviços de excelência, a partir de um padrão de fácil verificação e confirmação.



Participe de nossa comunidade no WhatsApp, clicando nesse link

Entre em nosso canal do Telegram, clique neste link

Baixe nosso app no Android, clique neste link

Baixe nosso app no Iphone, clique neste link


Tópicos
SEÇÕES