Atriz Nydia Licia morre de câncer aos 89 anos em São Paulo

Foi casada com Sérgio Cardoso e fundou teatro que leva nome do ator

A atriz Nydia Lícia morreu ,este sábado (12) na unidade Morumbi do Hospital São Luiz, em São Paulo. Ela tinha 89 anos e sofria de câncer no pâncreas. O velório será realizado neste domingo (13) no Teatro Sérgio Cardoso, na região central de São Paulo.

Morre atriz Nydia Lícia (Crédito: Reprodução)
Morre atriz Nydia Lícia (Crédito: Reprodução)

Nydia também foi diretora e produtora. Trabalhou com Pietro Maria Bardi no Museu de Arte de São Paulo (Masp). Teve grande destaque no Teatro Brasileiro de Comédia (TBC), atuando ao lado de Cacilda Becker e Walmor Chagas, entre outros.

Ela também fez novelas nas extintas TVs Paulista, Tupi e na TV Bandeirantes. Nydia foi casada com o ator Sérgio Cardoso, morto nos anos 1970. Eles fundaram o teatro em São Paulo que leva o nome dele.

Nydia Licia Quincas Pincherle Cardoso nasceu em Trieste, na Itália, em 30 de abril 1926, segundo o site da Fundação Nacional de Artes (Funarte). Filha de um médico e de uma crítica musical, ambos de origem judaica, se mudou em 1939 com a família para São Paulo, devido ao avanço do fascismo na Europa. Ela estudou no colégio Dante Alighieri e no Mackenzie.

Fonte: Com informações do G1