Atuação de flanelinhas no Centro de Teresina será sistematizada

A audiência ocorreu nesta terça-feir na Câmara Municipal da capital

Image title

Nesta terça-feira (22), a Câmara Municipal de Teresina realizou audiência pública para discutir a atuação de flanelinhas e a situação dos estacionamentos no Centro de Teresina. A audiência foi solicitada pelo vereador Edilberto Borges, o Dudu (PT), após receber denúncias da população que frequenta e trabalha na região.

Durante a audiência, Dudu destacou que um dos principais problemas enfrentados pela população é a privatização de vias públicas realizada por flanelinhas, além dos altos preços de estacionamentos privados. O parlamentar tem um Projeto de Lei tramitando na Câmara que propõe o cadastro, identificação e distribuição por zonas dos flanelinhas a fim de regulamentar a situação.

“Não há uma sistematização para guardadores de carro, que acabam tomando conta da área e extorquindo o cidadão. Além de existirem casos de furtos e mulheres que são assediadas por eles. A própria polícia já disse que há diariamente casos de criminalidade envolvendo flanelinhas. Não podemos permitir tal situação. O Poder Público precisar agir urgentemente”, enfatiza Dudu.

Segundo o major do 1º Batalhão da Polícia Militar, John Feitosa, que esteve presente na audiência, no Centro da cidade há um alto índice de criminalidade envolvendo os flanelinhas e uma sistematização auxiliaria na resolução dos casos.

O diretor de Trânsito da Superintendência Municipal de Transporte e Trânsito (Strans), José Falcão, também esteve na audiência e destacou a aplicação da Zona Verde, que regulamenta o estacionamento em vias públicas de algumas áreas. Segundo ele, há uma intenção de capacitar os flanelinhas para venderem os bilhetes, regulamentando a situação.

Também participaram da audiência representantes da Secretaria Municipal do Trabalho, Cidadania e Assistência Social (SEMTCAS) e da Procuradoria-Geral do Município (PGM). Após a discussão, foi encaminhado que a Strans inicie uma revitalização das Zonas Verdes e sistematize o trabalho dos flanelinhas em Teresina.

Fonte: Portal MN