Autoescolas com aprovação abaixo de 60% serão fechadas em THE

Principal infração de trânsito notificada no primeiro semestre

Conduzir veículos sem a Carteira Nacional de Habilitação (CNH) é a principal infração de trânsito em Teresina. Só no primeiro semestre do ano, dos 4.411 condutores autuados, 1.173 estavam sem a habilitação, segundo dados da Companhia Independente de Policiamento de Trânsito (CIPTran).

Segundo Samyra Motta, gerente de Educação de Trânsito (Strans), é com a CNH que o condutor demonstra capacidade em dirigir os veículos e sem a devida habilitação, os riscos em causar acidentes ou até provocar mortes são maiores. “A carteira de motorista é a liberação para a pessoa andar nas vias.

Tendo esta passado por uma autoescola, aprendido as leis de trânsito e adquirido a permissão para dirigir, o condutor demonstra capacidade em conduzir veículos.

Image title

Mas o que tem acontecido é a condução irresponsável, de pessoas não habilitadas, que podem facilmente causar acidentes ou até mesmo matar”, destaca Samyra Mota.

As autoescolas que não tiverem 60% de aprovação em exames teóricos e práticos poderão ser fechadas. O Departamento de Trânsito do Piauí (Detran) vai passar a exigir o índice de aprovação de alunos nas autoescolas. A medida é para que as autoescolas melhorem sua estrutura e o ensino. É o que garante Venâncio Cardoso, diretor de habilitação do Detran.

“Iremos visitar todas as autoescolas, tanto em Teresina, como em cidades do interior do Estado. O que pretendemos é que os alunos possam aprender melhor em uma estrutura adequada e ainda que possam sair de lá, com grandes noções de condução”, esclarece o diretor de habilitação.

Para Venâncio Cardoso, diretor de habilitação do Detran, o despreparo para conduzir veículo no trânsito é reflexo de uma má aprendizagem na autoescola.

“É importante que ao aprender a dirigir, que se procure uma autoescola de qualidade, com profissionais qualificados e que cumpra, devidamente, a carga horária exigida, que são 45 aulas teóricas e 25 práticas. Terminada essa fase é necessário, de fato, por em prática aquilo que foi aprendido”, ressalta.

O diretor de habilitação alerta para autoescola e alunos sobre o registro inadequado das aulas. Ele revela que muitos alunos têm apenas comparecido às aulas para registrar a digital.

“Não adimitimos, de forma alguma, que o aluno apenas compareça às autoescolas para abrir as aulas com a digital e retorne para fechá-la, não assistindo às aulas exigidas. Estamos iniciando esse processo de fiscalizar para punir tal prática”, pontua Venâncio Cardoso.

Se confirmada a fraude, a autoescola será devidamente notificada e o aluno que compareceu para registrar digital terá a aula cancelada, tendo que repeti-la.

Ausência de capacete é segunda maior infração em Teresina - a segunda maior infração registrada no primeiro semestre deste ano, em Teresina, foi a direção de motocicleta sem o uso de capacete ou assessório de segurança.

No entanto, o número de infrações de trânsito em Teresina caiu 49,90% em relação ao ano passado, queda significativa nos últimos três meses.

Fonte: Virgínia Santos e Márcia Gabriele