Autor de livros e CD voltados para a educação física escolar ministrará curso no Congresso da FIEP-PI

O curso é voltado para estudantes e professores que ministram a disciplina de Educação Física e para simpatizantes da área que buscam ampliar os conhecimentos


Um dos 15 cursos que movimentarão o X Congresso Piauiense Científico da Federação Internacional de Educação Física – FIEP, Delegacia Regional Piauí, no Setor de Esportes da UFPI, de 29 de abril a 02 de maio é “Educação Física Escolar: jogando, dançando e cantando com criatividade e ludicidade”, ministrado pelo paranaense Hani Awad, professor mestre na Universidade Federal de Uberlândia, Minas Gerais.

O curso é voltado para estudantes e professores que ministram a disciplina de Educação Física e para simpatizantes da área que buscam ampliar os conhecimentos, fortificar a criatividade e sua atuação profissional.

Hani Awad é um especialista no assunto, tanto que além de palestrante, é pesquisador e escritor, já tendo sido premiado quatro vezes pela FIEP, com o prêmio Top FIEP Brasil e publicado os livros “Brinque, jogue, cante e encante com a recreação”; “Educação Física Escolar: múltiplos caminhos” e o CD de músicas de aplicação pedagógicas, “Cante, Brinque, Brasil”. Awad explica que as aulas de educação física, bem como a escola constituem um espaço dinâmico e privilegiado, por isso ele mostrará no curso uma concepção de Educação Física apoiada em propostas que aspiram ao desenvolvimento da criança a partir do movimento lúdico concebendo-a de forma integrada aos aspectos afetivos, cognitivos, motores e sociais.

“Os diversos conteúdos serão abordados de forma teórica (30%) e prática (70%), visando oferecer diferentes possibilidades físico-educativas que contribuam para a reflexão, estimulação e construção de um conhecimento participativo e criativo. Para tanto, pretende-se tratar a importância dos jogos lúdico-recreativos, a dança, o esporte e a ginástica nas aulas de educação física e ainda promover práticas para dinamizar ludicamente a educação física”, acrescentou.

A disciplina de Educação Física possui diversos conteúdos que, quando aplicados a partir de um planejamento minucioso, intensamente estudado e experimentado, podem contribuir significativamente para o desenvolvimento da criança, oportunizando que os alunos possam conhecer alternativas além da performance e da técnica e produzir em suas práticas o convívio social e ético, a interpretação e resolução de problemas, a autonomia de suas práticas físicas, esportivas, recreativas, a expansão da criticidade e criatividade.

Para Awad, as escolas, bem como as disciplina de educação física, ao oportunizarem em seus conteúdos programáticos um espaço para o resgate da infância através de atividades lúdico-corporais estarão incentivando a formação de indivíduos criativos e dinâmicos, cooperando de forma significativa no desenvolvimento psicossocial, psicomotor e afetivo, dando possibilidades para que seus alunos possam expressar naturalmente a sua criatividade, emoções e pensamentos.

“A promoção e a orientação de uma educação física inadequada, certamente levam crianças e adolescentes a comportamentos de risco, como a inatividade física e o sedentarismo, o estresse, a uma alimentação inadequada, o surgimento ou agravamento de lesões ou doenças, o isolamento social, entre outros. Para tanto, é fundamental que os profissionais, ao desenvolverem os diferentes conteúdos que compõem a disciplina de Educação Física, o façam com extrema habilidade, planejamento e compromisso, sugerindo ações criativas que intrinsecamente possam proporcionar prazer e bem estar e simultaneamente informações que contribuam no desenvolvimento e aperfeiçoamento das diferentes habilidades do educando em busca de melhor qualidade de vida”, resume o pesquisador.

As inscrições continuam abertas pelo site www.fiep-pi.com.br. Nesta edição comemorativa de 10 anos do Congresso Piauiense Científico e 10º Encontro Interdisciplinar, muitas inovações, como a possibilidade de acampar no local do evento e a realização de dois grandes eventos paralelos para os inscritos: a I Mostra de Dança e a 1ª Corrida de Rua da FIEP.

Fonte: Assessoria