Avenida Jânio Quadros será ampliada na zona Leste de Teresina

Avenida Jânio Quadros será ampliada na zona Leste de Teresina

A via contará com sinalização horizontal e vertical, a partir do prolongamento, com pintura de faixa em tinta de base acrílica, implantação de placa de sinalização e colocação de tachão refletivo

A Avenida Jânio Quadros, localizada no Bairro Santa Isabel, zona Leste de Teresina, que teve recente inauguração após processo de revitalização, será prolongada. Atualmente a via conta com 657 metros de extensão e 30 me-tros de largura, mas após o término das obras, previsto para iniciar em novembro, a Avenida terá mais 3,5 km de pavimentação asfáltica, com trecho até a Avenida Dom Bosco, entre a Avenida Aquiles Wall Ferraz e a estrada de ligação do Porto do Centro e Morros.

A ampliação da Avenida Jânio Quadros está orçada em R$ 4.927.597,83, com prazo de entrega à população para 2015: “A obra está em processo de licitação e foi publicada ontem no Diário Oficial. A licitação tem os prazos legais, temos que aguardar isso por volta de dois meses. Mas a obra em si deve durar 270 dias, pois é uma obra grande de 3,5 km”, explica Ronney Lustosa, vice-prefeito de Teresina e superintendente da SDU/Leste.

Para Ronney, o principal benefício à população é a facilitação do trânsito na região, que possui engarrafamentos frequentes em razão da presença de universidades e comércios: “É uma alternativa à Zequinha Freire e vai desafogar o trânsito, beneficiando vários bairros. A grande vantagem dela é desafogar o trânsito dali, principalmente para as pessoas que utilizam a Zequinha Freire nos horários de pico por causa das faculdades”, afirma o superintendente.

A ampliação da Avenida Jânio Quadros contará com piso intertravado, concreto simples e demolição de alvenaria de pedra argamassada. Quanto à sinalização horizontal e vertical da via a partir do prolongamento, a Avenida contará com pintura de faixa em tinta de base acrílica, implantação de placa de sinalização e colocação de tachão refletivo bidirecional.

Atualmente, após o processo de revitalização em que a Prefeitura Municipal de Teresina investiu R$ 1.055.661,86, a Avenida Jânio Quadros funciona como rota de trânsito alternativo para a Avenida Zequinha Freire a partir da Rua Bartolomeu Filho até a Avenida João XXIII.

População solicita rotatória em cruzamento de vias

O Bairro Santa Isabel é uma região tipicamente residencial, onde concentra muitos condomínios residenciais e casas. O universitário Fábio Lima mora em frente à Avenida Jânio Quadros, e diz que a revitalização da via contribuiu muito para os moradores do entorno: “Melhorou o movimento, ali era a clássica paisagem da zona Leste, com ruas desertas e propícias ao assalto. Hoje em dia tem gente andando e fazendo caminhada até à noite”, avalia.

O acesso à residência de Fábio também melhorou consideravelmente: “O acesso nem se fala, era tudo só mato e terra e quando chovia era uma desgraça. É inquestionável a melhora na qualidade de vida quando em vez de encontrar um cenário deserto e abandonado, você encontra uma avenida pavimentada, alinhada, arborizada e bem movimentada”, relata o universitário.

Porém, após a revitalização da Avenida Jânio Quadros, algumas pessoas se incomodaram com a retirada da rotatória que controlava o trânsito do cruzamento da via com a Rua Bartolomeu Filho. Tanto que algumas pichações no entorno denunciam a situação, e pedem que a rotatória seja recolocada.

Clique e curta o Portal Meio Norte no Facebook

Fonte: Lucrécio Arrais