Avenida Rui Barbosa é estreita demais para a demanda

A sinalização do local também não é das melhores, e são comuns os relatos de acidentes.

CONFIRA A REPORTAGEM COMPLETA NA EDIÇÃO DESTA QUARTA-FEIRA (28) DO JORNAL MEIO NORTE

A Avenida Rui Barbosa, que funciona como a principal via de acesso ao bairro São Joaquim, localizado na zona Norte de Teresina, não atende mais a demanda do fluxo de veículos da região. Isso porque embora a avenida seja muito utilizada pelos condutores, ela é demasiadamente estreita para suprir as necessidades do tráfego, que inclui todo o tipo de veíoculos, inclusive de tração animal e caminhões pesados. A sinalização do local também não é das melhores, e são comuns os relatos de acidentes.

Para a população, algo deve ser feito para evitar mais acidentes. “Ou eles alargam ou deixam aqui em um único sentido, porque todo dia tem acidente nesse espaço. Trabalho aqui e vejo. Já tiveram acidentes graves e pequenas colisões, mas isso é só a prova de que precisam fazer alguma coisa urgentemente”, aponta o comerciante Cleber Vieira.

O trecho da Avenida Rui Barbosa que apresenta maior grau de estreitamento é repleto de comércios, e a presença de um hospital e de escolas na via aumentam ainda mais a movimentação. “Aqui não aguenta mais o tanto de carros que passam, a gente vê o problema todos os dias quando abrimos o comércio. É hospital, é escola, é comércio...”, aponta a também comerciante Ana Cristina.

Segundo Ângelo Cavalcante, superintendente executivo da Superintendência de Desenvolvilmento Urbano da região Centro Norte (SDU/Centro-Norte), o tráfego da Avenida Rui Barbosa será beneficiado após um processo de alargamento da via, que já está em fase de licitação. “Vamos alargar a avenida do Teatro do boi ao final do São Joaquim. A Secretaria de Planejamento já tem os projetos feitos e vai ser tudo licitado através do Projeto Lagoas do Norte”, assegura.

Fonte: Lucrécio Arrais