B-R-O-BRÓ será o mais quente dos últimos anos no Piauí

O responsável pelo aumento da temperatura é o El Niño

“A partir de agora começa a se concretizar o período quente de fato”. É com essa afirmação que a meteorologista da Secretaria Estadual do Meio Ambiente e Recursos Hídricos (Semar), Sônia Feitosa, avisa que de setembro a dezembro o Piauí registrará temperaturas maiores que as médias alcançadas nos últimos cinco anos.

No popular BR-O-BRÓ, época do ano que compreende os meses de setembro a dezembro, os termômetros podem marcar até 43ºC. Sônia Feitosa explica que o responsável pelo aumento da temperatura é o El Ninõ, fenômeno climático que no segundo semestre ganhou força e está se tornando mais intenso.

“Entramos na primavera no dia 22 e nossa região começa a se aquecer. Uma massa de ar seco predominante e o El Niño fazem com que a temperatura fique mais elevada e a tendência é que continue mais quente”, explica Sônia Feitosa. O fenômeno climático ocorre quando a temperatura do Oceano Pacífico aumenta e provoca alterações na atmosfera.

Image title


A expectativa da secretaria é que El Niño também comprometa o período chuvoso, que deveria começar no final de outubro. A meteorologista alerta, ainda, que as temperaturas altas podem perdurar até fevereiro de 2016. “Isso acontece porque o El Niño influencia no regime de chuvas e não se dissipa de uma para outra”, justifica Sônia Feitosa.

Para os próximos dias, só há previsão de chuva na sexta-feira (4), de acordo com o boletim meteorológico da Semar.

As temperaturas em Teresina devem variar entre 37ºC a 40ºC. A umidade relativa do ar também vai continuar no nível alarmante de 30%.

Fonte: Virgínia Santos e Izabella Pimentel