Bairros continuam sofrendo com falta d’água na zona Sul

No bairro Cristo Rei, zona Sul, as queixas também se fazem presentes

Na sexta-feira (21), a Agespisa anunciou que teve de proceder novamente a uma diminuição no ritmo de produção de água em sua estação de tratamento (ETA) em Teresina por causa do aumento da turbidez do rio Parnaíba. A medida, segundo a empresa, foi necessária para manter a qualidade da água distribuída para a população. A mudança acabou afetando o abastecimento de água na região da Vila Irmã Dulce, Bairro Santo Antônio, Lourival Parente, Bela Vista, Parque Piauí, Angelim, Morada Nova e comunidades próximas. Muitos desses locais continuam sofrendo com a falta de regularidade no fornecimento.

A reportagem Meio Norte esteve na manhã do domingo no bairro Bela Vista I, onde foi constatado que o problema deixa os moradores praticamente o dia todo sem água. ?Só ontem, as três caixas d?água que possuo em casa ficaram completamente vazias. O fornecimento é interrompido logo pela manhã e só retorna no fim da tarde.

Com isso, já tem gente aproveitando para lucrar mais. É o caso de um vizinho meu que tem um depósito no qual comercializa galões de água, e está vendendo muito nesses dias?, disse o morador João Ferreira.

O comerciante Francisco das Chagas da Silva também sofre com o problema no Bela Vista I. ?Na verdade, sempre tivemos esse problema da falta de água aqui no nosso bairro, mas está pior agora. Ficamos sem o produto durante todo o dia?, disse ele.

No bairro Cristo Rei, outro da zona Sul, as queixas também se fazem presentes. ?Na sexta e no sábado, só tivemos água depois do meio dia. Esse problema está mais freqüente há cerca de três meses?, disse o advogado Raphael Barbosa, morador do bairro.

A turbidez das águas coletadas do rio é avaliada através de um índice numérico. Na quinta feira passada, a turbidez chegou a 1000 UTs, o que fez com que a empresa decidisse modificar a produção. Na sexta, o índice era de 700, o que apontava uma tendência de melhora, mas os bairros continuaram sofrendo falta d?água no fim de semana.

Fonte: Dowglas Lima