Bancários aderem à greve por tempo indeterminado em todo o Piauí

Mesmo com o movimento sendo anunciado há mais de uma semana, muitas pessoas ainda foram pegas de surpresa com a paralisação, tendo que enfrentar grandes filas para serem atendidas

|
FACEBOOK WHATSAPP TWITTER TELEGRAM MESSENGER

Os bancários piauienses aderiram ao movimento nacional e iniciaram na terça-feira (30) uma greve por tempo indeterminado, durante a ação apenas os caixas de autoatendimento funcionarão.

A categoria pede reajuste salarial de 12,5%, além da garantia de mais segurança, a contratação de pessoal e melhores condições de trabalho. Durante todo o dia os clientes formavam filas nas agências da capital, a espera chegou a durar quatro horas.

Segundo o diretor do Sindicato dos Bancários, Raimundo Nonato, a greve atende a reivindicações antigas dos profissionais. “Muitos colegas nossos já foram sequestrados e isso é um absurdo, queremos que haja mais policiamento na questão de termos mais liberdade para exercer nosso trabalho”, aponta.

A rotina seria muito desgastante e os prejuízos não abrangeriam apenas os bancários, mas a comunidade como um todo. “Todo dia é fila nas agências, existe a urgência de contratar, do jeito que está não pode continuar”, afirma.

A proposta da Federação Nacional dos Bancos (Fenaban) não teria atendido aos anseios da classe. “No último sábado (27) nos ofereceram um reajuste de 7,35%, contudo, nosso objetivo não é esse. Continuamos a negociar”, orienta. A iniciativa pegou de surpresa alguns clientes.

“Me prejudica e muito, até já passei vergonha hoje, pois vim retirar um dinheiro aqui para pagar uma conta e quando chego é essa fila. Fora que estou com uma criança de dois meses no colo, fiquei esperando mais de duas horas. Isso é absurdo”, desabafa.

A estudante Naiara Melo teme que os negócios do marido sejam prejudicados por conta da greve. “Ele é microempresário e sempre é necessário estar realizando alguma transação bancária, ou trocar um cheque, e quando tem uma greve fica muito difícil”, conta.

Segundo ela a logística é completamente prejudicada. “Agora no final do mês ainda dá para ficar levando, mas ao chegar no início do mês a situação se agrava”, complementa.

Clique aqui e curta a página do meionorte.com no Facebook

 



Participe de nossa comunidade no WhatsApp, clicando nesse link

Entre em nosso canal do Telegram, clique neste link

Baixe nosso app no Android, clique neste link

Baixe nosso app no Iphone, clique neste link


Tópicos
SEÇÕES