Banco de Leite da Maternidade Dona Evangelina Rosa pede doações

A meta ideal para manter o estoque seria de 10 litros por dia

Com apenas 80 frascos com leite em seu estoque, o Banco de Leite da Maternidade Dona Evangelina Rosa, localizada no Bairro Ilhotas, zona Sul de Teresina, está pedindo mais doações para aumentar a sua meta diária, que hoje não passa de quatro litros.

Essa quantidade é preocupante, visto que a proximidade do feriado faz esse número cair ainda mais. No momento, 30 bebês prematuros precisam diariamente do alimento, que deve durar apenas cinco dias, caso novas doações não cheguem, é o que a nutricionista da MER, Marlivia Osório, explica. Segundo ela, a meta ideal para manter o estoque seria de 10 litros por dia.

"Nós estamos com o estoque baixo, felizmente nunca chegamos ao nível extremo sem doações, graças as campanhas. Por isso estamos pedindo para que as mães façam doações, principalmente antes do feriado, quando o estoque costuma ficar prejudicado, devido a ausência de doações", conta.

A nutricionista ainda ressalta que o leite materno é vital na recuperação dos bebês prematuros, pois não podem receber a fórmula de leite. Por isso as doações são a única chance de sobrevivência dos recém-nascidos.

"Nós queremos que as mães fiquem sensibilizadas com a campanha, temos doadoras fiéis que nos mandam leite todos os dias.

Entretanto, os seus bebês crescem e não produziram mais leite, por isso precisamos que mais mães se comovam com a causa e participem dessa rede", acrescenta Marlivia. Para contribuir com o Banco de Leite, a mulher precisa estar saudável e produzindo um volume de leite além da necessidade do seu bebê.

A coleta pode ser feita no Banco de Leite, na Maternidade Dona Evangelina Rosa, ou na própria residência. Qualquer orientação ou pedido de coleta deve ser feito pelo telefone 0800-280-2522.

CUIDADOS - É importante que as mães tomem alguns cuidados antes de fazer a doação, para manter a qualidade do leite estocado. De acordo com a nutricionista Marlivia Osório, o uso de touca, máscara são essenciais, como também fazer a higienização correta das mãos, antebraços com água e sabão e o peito somente com água.

"O leite deve ser retirado depois que o bebê mamar ou quando as mamas estiverem muito cheias. Escolham um lugar limpo, tranquilo e longe de animais. O frasco utilizado deve ser de vidro, aqueles de café instantâneo e esterilizado. Feito isso, o leite deve ser colocado no congelador", recomenda.

Fonte: Lindalva Miranda e Rhauan Macedo