Banco de leite da Maternidade Dona Evangelina Rosa tem estoque mínimo

A maternidade Dona Evangelina Rosa continua com o estoque de leite abaixo das necessidades diárias, que são de oito litros. As doações externas chegam a apenas cerca de dois litros de leite

O banco de leite da Maternidade Dona Evangelina Rosa permanece com o seu estoque em estado deficitário. Em período de final de ano é comum a queda de doações, mas em 2014 o número está abaixo do comum e a situação do banco fica ainda pior.

Segundo a nutricionista Maria do Carmo, responsável pelo banco de leite, a doação diária é baixa e o racionamento prejudica os bebês: “Nas doações externas, nós conseguimos diariamente cerca de dois a três litros de leite, muito abaixo da nossa demanda. Nunca tivemos uma doação que superasse a nossa necessidade diária de oito litros”.

O apelo do banco de leite é para as mães que estão amamentando seus filhos saudáveis e têm uma produção maior do que a necessária. “A gente pede que as mães que estejam com seus bebês saudáveis doem o leite excedente para a gente, porque assim ela vai estar salvando vidas de outros bebês e ajudando outras mães que não têm condições de amamentar seus filhos”.

Para doar, as mães precisam ser sadias e ter cuidado com a higienização na hora da coleta. Após coletar o leite, a mãe pode ligar para o banco de leite materno da Maternidade Evangelina Rosa, através do telefone 0800-280-2522 ou 3228-2022. A própria maternidade se dispõe em ir à residência da doadora para receber o leite coletado.

Fonte: Victor Costa