Banco de Leite de maternidade intensifica campanha no Carnaval

Banco de Leite de maternidade intensifica campanha no Carnaval

A maternidade mantém uma média de 80 bebês prematuros internados.

O Banco de Leite da maternidade Evangelina Rosa intensifica a campanha de doação de leite materno para o carnaval. Isso porque, neste período, as doações tendem a diminuir por conta do grande número de pessoas que deixam a cidade para aproveitar a folia de momo.

Em média, a maternidade Evangelina Rosa mantém uma média de 80 bebês prematuros internados, que necessitam de doações de leite humano para sobreviver. São crianças com dificuldade para sugar no peito da mãe ou que não podem ser amamentados por motivo de doença da mesma.

Desde que iniciou a campanha de doação de leite materno, no dia 16 de janeiro, a Evangelina Rosa dobrou o número de doações e está conseguindo manter o padrão necessário de oito a dez litros de leite por dia. No entanto, Vanessa Paz, coordenadora do Banco de Leite, destaca para a necessidade de intensificar as doações em período críticos, como o carnaval.

“É importante que as mães que estejam aptas a doar façam doação neste período, pois geralmente é quando nossos estoques ficam baixo”, explica.

As interessadas em fazer a doação não precisam sair de casa. A maternidade Evangelina Rosa faz a coleta do material na própria residência. O agendamento é feito através do telefone 0800-280-2522.

Para o procedimento de retirada do leite, basta a doadora esterilizar um recipiente de vidro, com tampa de plástico e, com as mãos higienizadas fazer a coleta.

O material deve ser armazenado no congelador até que a equipe do banco de leite faça o recolhimento. Para doar leite materno, a mãe deve estar saudável e não pode estar fazendo uso de medicamento.

Fonte: Jornal Meio Norte