Maternidade: banco de leite está com o estoque em baixa

O local que necessita de pelo menos dez litros diários do alimento, está recebendo apenas quatro.

CONFIRA A REPORTAGEM COMPLETA NA EDIÇÃO DESTA QUARTA-FEIRA (18) JORNAL MEIO NORTE

O Banco de Leite da Maternidade Dona Evangelina Rosa está necessitando de reforço nas doações de leite materno. O local que necessita de pelo menos dez litros diários do alimento, está recebendo apenas quatro. A quantidade não é suficiente para manter os cerca de 50 recém-nascidos prematuros que estão no local.

De acordo com o Comitê Estadual de Aleitamento Materno, 14% dos bebês que nascem nas maternidades de Teresina são prematuros e, por isso, precisam das doações constantemente. As lactantes que desejam doar o seu leite excedente, bastam ligar para o número 0800 280 25 22, que uma equipe da maternidade irá buscar as doações na própria residência. Além de mães doadoras, a Maternidade necessita ainda de de frascos de vidro, nos tamanhos de 50 gramas e 100 gramas, para que o leite seja armazenado.

Quem for doar, ao coletar o leite, é necessário que sejam tomados alguns cuidados, para garantir a qualidade do alimento. O leite deve ser retirado depois que o bebê mamar ou quando os seios estiverem muito cheios. Para isso, deve ser escolhido um local limpo, tranquilo e longe de animais. Os cabelos da mãe devem estar presos e cobertos com uma touca ou lenço e as mãos e antebraços devem ser bem lavados, antes, com água e sabão e secos com uma toalha limpa.

Fonte: Pollyana Carvalho