Banco Mundial aprova financiamento de US$ 88 milhões para Teresina

Recursos serão usados para expandir a infraestrutura e os serviços

O Banco Mundial aprovou, nesta quinta-feira (25), um novo financiamento para Prefeitura de Teresina. O recurso de US$ 88 milhões será usado para expandir a infraestrutura e os serviços públicos na área de intervenção do Programa Lagoas do Norte. A região conta hoje com 92 mil moradores em 13 bairros.

O prefeito Firmino Filho comemorou a liberação e destacou que esse é um importante passo para a continuidade das intervenções na região, que já recebeu melhorias significativas e que tem obtido resultados positivos. “A maior transformação urbana da história de Teresina está prestes a começar”, disse o prefeito.

De acordo com o secretário Municipal de Coordenação e Planejamento (SEMPLAN), Washington Bonfim, a aprovação por parte do Banco Mundial é um passo importante para dar continuidade ao Programa, que vem melhorando as condições de vida da população da zona Norte. Ele lembra que, para que sejam iniciadas as intervenções, é necessário o aval do Governo Federal. “Para finalizar, o último grande passo é a aprovação pela Comissão de Assuntos Econômicos (CAE) do Senado. Como se trata de um empréstimo internacional, a União precisa dar aval para assinatura do contrato”, afirma.

A segunda etapa do Programa Lagoas do Norte compreende a ampliação de infraestrutura contra inundações e o acesso a água e saneamento básico. Serão criadas ainda mais áreas verdes e de lazer na região. Também está inclusa na segunda etapa a revitalização do Parque Encontro dos Rios, integrado ao Polo Cerâmico. O projeto prevê também desenvolvimento de um plano municipal de prevenção da violência, com atenção especial à violência de gênero.

Na primeira etapa, obras de água e saneamento ajudaram a proteger os moradores de inundações, além de obras de saneamento básico. Também foram inauguradas ciclovias, um teatro e um parque à beira das lagoas.

Fonte: Com informações da Prefeitura de Teresina