SEÇÕES

Beijar é bom, mas conheça oito doenças transmitidas pela boca

Herpes e mononucleose estão entre as principais infecções

FACEBOOK WHATSAPP TWITTER TELEGRAM MESSENGER

Para muitos solteiros Brasil afora, o Carnaval é sinônimo de beijar muito. O problema é que a curtição, às vezes, pode virar dor de cabeça — literalmente. É que os foliões não estão imunes às doenças transmitidas pelo beijo, segundo Paulo Olzon, clínico-geral e infectologista da Unifesp (Universidade Federal de São Paulo).

— Quando uma pessoa está doente, o vírus fica concentrado de forma numerosa na saliva. À medida em que essa pessoa beija e a saliva dela entra em contato com a de outro indivíduo, acontece a contaminação.

Entre as infecções mais comuns nesse período do ano, ganha destaque a mononucleose — não à toa, conhecida também como “doença do beijo”. José Stênio Ponte, otorrinolaringologista da clínica Otorrino DF, de Brasília (DF), diz que existe um aumento de 20% a 30% na incidência da mononucleose infecciosa durante o carnaval.

Os especialistas afirmam que a doença é causada por um vírus que, geralmente, atinge crianças e gera um quadro muito parecido com o de um resfriado. Na adolescência e na idade adulta, entretanto, os sintomas são um pouco mais intensos e incluem dor de garganta, febre, aumento de gânglios e de fígado e baço.

De acordo com Olzon, não existe tratamento específico para a mononucleose, apenas sintomático para as manifestações como dor de garganta ou de cabeça e febre. "Mas, em geral, é uma doença benigna que evolui espontaneamente para a cura. O processo leva de uma semana até mais que um mês, em alguns casos", diz o médico.

José Stênio Ponte, entretanto, pondera: “Em algumas situações, o fígado inchado pode romper e causar uma hepatite. O baço, caso se rompa, leva a uma hemorragia interna. São raros os casos, mas podem ocorrer. Portanto, caso haja sintomas como dor abdominal — que indica o aumento de volume desses órgãos —, a indicação é repouso absoluto”. Ao menor dos sinais, procure um médico.

 Herpes

Outra das doenças que podem ser transmitidas pelo beijo é o herpes simples, que causa as conhecidas feridas e bolhas de aspecto vermelho e amarelado. Só não vale pensar que a infecção acontece apenas nos casos em que as lesões são visíveis, de acordo com Paulo Olzon:

— Normalmente, o vírus se concentra na saliva em quantidade suficiente para a transmissão antes do início do quadro clínico ou quando começam a aparecer os sintomas. A pessoa que tem herpes simples, um pouco antes de surgirem as bolhas, já pode passar a doença para outro indivíduo. No período as bolhas características da doença são mais aparentes, as chances de transmissão também são altas. Quando as feridas já estão secas e com casca, aí a transmissão é baixa

Olzon ainda conta que o vírus conta com dois subtipos, chamados de herpes 1 e herpes 2. Enquanto o herpes tipo 1 costuma ser associado a lesões nos lábios e na cavidade oral, o herpes 2 é ligado a manifestações nos órgãos genitais. "Mas com as mudanças dos hábitos sexuais e o sexo oral, hoje os dois tipos são encontrados tanto na boca quanto no pênis ou na vagina", comenta o especialista.

Em todas as situações, não existe tratamento curativo — apenas medicamentos antivirais, como o aciclovir, que amenizam o incômodo gerado pelas feridas até o seu desaparecimento, que leva cerca de uma semana.

— Tanto a mononucleose como o herpes são vírus que o organismo não debela completamente, eles ficam no corpo em forma latente (não se manifestam). Quando a pessoa tem crise de baixa imunidade, ela pode ter uma reativação desses vírus. No caso do herpes, o estresse emocional, a privação de sono ou a exposição prolongada ao sol reativam a doença

Citomegalovírus

Da mesma família que o herpes e a mononucleose — o grupo é chamado de herpes-vírus —, o citomegalovírus também é transmitido pelo beijo. O quadro inclui febre e dor de garganta e, geralmente, os pacientes cuja imunidade é considerada normal recebem tratamento sintomático. Quem já foi diagnosticado com AIDS, entretanto, precisa tomar cuidado redobrado com a doença, de acordo com Olzon.

— Em quem tem AIDS, o citomegalovírus pode gerar uma série de acometimentos no pulmão, no aparelho digestivo, no sistema nervoso... Nesses casos, também preocupa o quadro ocular: a infecção pode dar uma inflamação na retina que, se não tratada, leva à cegueira. O tratamento é bastante tóxico

Resfriado, gripe e outras

É importante ainda lembrar que todas as doenças de transmissão respiratória — aquelas que geralmente passam de pessoa para pessoa por meio de tosse ou espirro — também podem ser propagadas pelo beijo. Resfriado, gripe, meningite, catapora e caxumba entram na lista, reforça o infectologista da Unifesp. O tratamento até que os vírus sejam eliminados pelo corpo inclui medicamentos para amenizar os sintomas, além de repouso e hidratação.

No mais, vale manter-se sempre bem alimentado e tomar muita água para revigorar a saúde — especialmente neste período de grandes festas, quando os cuidados com o organismo às vezes são deixados de lado. Ao menor dos sintomas, vá ao consultório médico



Participe de nossa comunidade no WhatsApp, clicando nesse link

Entre em nosso canal do Telegram, clique neste link

Baixe nosso app no Android, clique neste link

Baixe nosso app no Iphone, clique neste link


Tópicos