Turismo no Piauí: Beleza do litoral atrai grandes investimentos; FOTOS

Turismo no Piauí: Beleza do litoral atrai grandes investimentos; FOTOS

O litoral é o roteiro não só de quem busca sol e mar é também um pólo de investimentos.






src="http://static.meionorte.com/uploads/imagens/2011/11/27/5924beb7955a3ddfdedfb690c3f203a2.jpg" width="600" height="450" />

Parnaíba cresce e aparece. A cidade litorânea é um dos atrativos nas férias, fins de semana, feriados e épocas de grande movimento como o carnaval. A proximidade das praias faz com que o piauiense escolha a região como destino, buscando, além do banho de mar, diversão e aventura. Parnaíba com toda a sua estrutura serve de apoio para quem vai ao litoral.

Quem não quer ficar na cidade pode escolher outras dezenas de municípios e povoados que circundam as praias do litoral. São 66 quilômetros de praia, onde opções para o visitante é o que não faltam.













Vai desde as águas mais agitadas de Atalaia à tranquilidade de praias paradisíacas como Maramar. O crescimento da região é mais uma prova de que o lugar é ideal para se viver. Não falta absolutamente nada. Tem toda uma estrutura que permite as pessoas usufruírem de todos os serviços.

A cidade cresce e possui uma infraestrutura que atende de forma satisfatória tanto moradores como turistas. A rede de hospitais e demais serviços de atendimento médico é formada por nove unidades. Inclui serviços de Unidade de Tratamento Intensivo(UTI) , com equipamentos de última geração.

Só na área de Prontoatendimento são de 150 a 200 por dia. Com uma rede de esgotos que proporciona saneamento de qualidade, a cidade atende satisfatoriamente nas áreas da saúde, educação, lazer. Parnaíba é um centro de apoio para quem está no litoral.

Como chegar ao litoral do Piauí

Quem opta por chegar ao litoral de carro, vindo pela capital Teresina, que fica a 339 quilômetros de Parnaíba, a estrada em perfeito estado de conservação proporciona uma viagem tranquila. O acesso é pela BR- 343. O Aeroporto Internacional Dr. João Silva Filho, que fica na cidade litorânea, opera com pequenos voos, mas até o ano de 2012 estará liberado para voos maiores.

Com uma pista de 2.500 metros, possui hoje uma das maiores pistas de pouso e decolagem do Nordeste. Projetado para receber aeronaves de grande porte, tais como os aviões 767 que têm capacidade para transportar em média 300 pessoas, o aeroporto de Parnaíba tem uma estrutura completa para receber voos comerciais vindos de todos os destinos.

Atualmente, o aeródromo aguarda apenas a finalização das negociações com empresas áreas, as quais oferecerão uma via mais rápida para se chegar ao litoral piauiense. No momento, o aeroporto de Parnaíba tem recebido somente aviões particulares e táxi aéreo.

Em recente reunião, representantes da Secretaria do Turismo do Piauí e da empresa GOL Linhas Aéreas discutiram a instalação de um voo regular para Parnaíba.

A cidade está na lista das contempladas pela empresa na ampliação de seus voos para todo o Brasil. Localizado em uma área privilegiada, entre os municípios de Camocim e Jericoacoara, ambos no Ceará, o Delta do Rio Parnaíba, no Piauí, e os Lençóis Maranhenses no Maranhão, o aeroporto é a porta de entrada para uma região em que o turismo tende a crescer.

O terminal de passageiros é inspirado na arquitetura modernista do Aeroporto Santos Dumont, no Rio de Janeiro. A pista de pouso e decolagem, com 2,5 mil metros de comprimento, está preparada para receber voos internacionais, fretados ou regulares.

Parnaíba é importante Centro de Educação

Parnaíba tem se tornado um importante centro de Educação. Faculdades e universidades dividem o espaço, atraindo muitos jovens em busca de uma formação acadêmica. A Universidade Federal do Piauí está presente com onze cursos. A Universidade Estadual também está no litoral com dez cursos.

E não para por aí. A Faculdade Piauiense (FAP), que já é uma referência em Teresina, também tem um anexo em Parnaíba, por acreditar no potencial que vem se desenvolvendo na região.

A FAP oferece oito cursos, dentre eles, Direito, Administração, Contábeis, Pedagogia, Sistemas de Informação, Enfermagem, Fisioterapia e Nutrição. E possui ainda laboratórios de Bioquímica, Biologia Celular, Patologia, Bromatologia, Cuidados Humanos, Análise Sensorial, Anatomia, Técnica Dialética e Multidisciplinares que proporcionam um ensino de qualidade do mesmo nível dos grandes centros.

A instituição que foi fundada em 15 de maio de 1999 tem o compromisso com o ensino, a pesquisa e a extensão, e para isso desenvolve junto aos alunos uma formação teórica e prática sólida, que proporciona um espírito empreendedor e inovador.

Beleza do litoral do Piauí atrai grrandes investimentos

*Confira matéria completa no Jornal Meio Norte de hoje (27/11/2011)

Fonte: Isabel Cardoso