BiblioSESC visitará escolas municipais a partir de 15 de março

As atividades da BiblioSESC são desenvolvidas por meio de parceria entre a Prefeitura de Teresina, com o Serviço Social do Comércio (SESC/PI)

Educadores da rede municipal de ensino e técnicos da Secretaria Municipal de Educação de Teresina (SEMEC) participaram da solenidade de lançamento da BiblioSESC 2010, que começará as visitas às escolas municipais no dia 15 de março. As atividades da BiblioSESC são desenvolvidas por meio de parceria entre a Prefeitura de Teresina, por meio da SEMEC, com o Serviço Social do Comércio (SESC/PI).

A BiblioSESC consiste em uma unidade móvel de biblioteca instalada em um caminhão adaptado com estantes, cadeiras e ar-condicionado para receber os alunos e a comunidade. Este ano, a biblioteca itinerante atenderá 10 escolas municipais, com o objetivo de encurtar a distância entre o leitor e o livro e formar leitores, promovendo, consequentemente, a melhoria da qualidade de vida através do acesso à informação.

Para Giordano Bruno Meireles, coordenador Regional de Educação e Cultura do SESC-PI, a parceria com a Prefeitura de Teresina está em seu terceiro ano e demonstra a sensibilidade da administração municipal com a ampliação do acesso das comunidades aos serviços de biblioteca e de acesso à cultura. "O caminhão biblioteca BiblioSESC está presente em todos os estados brasileiros, mas a estrutura de funcionamento em Teresina, provida pela SEMEC, é a melhor de todo o país, por isso os nossos resultados são tão expressivos?, ressaltou.

Ano passado, a BiblioSESC registrou 42.330 atendimentos em suas visitas às escolas da rede municipal. ?Além de beneficiar os alunos das escolas visitadas, a biblioteca atende também a comunidade do entorno, realizando empréstimo de livros e outros materiais de consulta de forma gratuita. Essa ação estimula a leitura em família e desperta o gosto pela pesquisa e pelo conhecimento, constituindo-se numa complementação do trabalho desenvolvido nas escolas da rede municipal?, ponderou Washington Bonfim, secretário municipal de Educação.

O início das atividades da BiblioSESC este ano será no dia 15 de março, na Escola Municipal João Emílio Falcão, zona Sul, que já recebeu o projeto ano passado: ?É uma satisfção saber que a BiblioSESC vai voltar à nossa escola este ano, a cada quinze dias. É até difícil escolher qual livro pegar emprestado, porque o acervo é muito bom. Li muito e recomendei os que mais me agradaram aos meus amigos, que também aumentaram seu interesse pela leitura?, pontuou Krolaine Gomes Pinheiro, aluna do 7º ano do Ensino Fundamental da Escola.

Confira as escolas a serem visitadas pela BiblioSESC em 2010:

Escola Municipal São Sebastião

Escola Municipal Marcílio Rangel

Centro Municipal de Educação Infantil Tia Tânia

Escola Municipal Santa Maria da Codipi

Escola Municipal Angelim

Escola Municipal Mocambinho

Escola Municipal Moaci Madeira Campos

Escola Municipal Lysandro Tito de Oliveira

Escola Municipal João Emílio Falcão

Escola Municipal Murilo Braga

Fonte: PMT