Blitz do Amor conscientiza jovens na prevenção de doenças

Ao final dos três dias de ação da Blitz,foram realizados 600 testes

A “Blitz do Amor – Quem ama, usa preservativos”, uma campanha voltada para a intensificação de prevenção e diagnóstico de doenças sexualmente transmissíveis realizou 360 testes gratuitos de HIV, sifilis e hepatites no Salipi. A ação aconteceu durante todo o dia de ontem,12, na Universidade Federal do Piauí(UFPI),onde está sendo realizado o SALIPI.

Ao final dos três dias de ação da Blitz, foram realizados 600 testes.

Maria Valdeci, 55 anos, é professora e ressaltou a importância da realização de atividades como essa. "Conscientizar, principalmente os jovens, na prevenção e cuidados durante a relação sexual é muito importante. Não só com palestras, mas quando se disponibilizam preservativos, fazendo esses testes você deixa essas informações bem mais perto deles", disse.

Promovida pela Secretaria de Estado da Saúde, a ação também distribuiu mais de 7.200 preservativos.

Por tratar de uma questão que envolve a intimidade, a população precisa se conscientizar de que a prevenção vale para todos, como explica a coordenadora Estadual de Doenças Transmissíveis, Karinna Amorim. “A nossa intenção é alertar sobre a importância da realização do teste no intuito de prevenção, conscientização e evitar a transmissão do vírus da Aids e outras doenças”.

Na Blitz, também foram  disponibilizados insumos de prevenção como: preservativos e gel lubrificante. Além disso, uma equipe de aconselhadores orientou os estudantes que tiveram interesse em realizar os testes.

Fonte: Assessoria