Blitz educativa no posto da PRF reforça prudência no trânsito

Blitz ocorre em alusão à Semana Nacional do Trânsito.

Na manhã desta terça-feira (22), o Departamento Estadual de Trânsito de Trânsito do Piauí (Detran-PI) participou da blitz “Seja Você a Mudança no Trânsito”, realizada pelos órgãos ligados ao Sistema Nacional de Trânsito em alusão à Semana Nacional do Trânsito. A ação, que ocorreu das 8h30 às 10h30, abordou cerca de 150 veículos que passavam pelo posto do Batalhão de Polícia Rodoviária Estadual, na PI 130.

Os educadores do Detran alertavam aos condutores quanto ao risco de dirigir sem o cinto de segurança, orientando-os sobre a importância de respeitar as leis de trânsito, como manter a distância de segurança entre os veículos e respeitar as placas de sinalização.

“É importante destacar que todos nós fazemos parte do trânsito e para que este seja pacífico, você deve ser gentil, cauteloso e prudente. Respeitar as normativas do trânsito, ser a mudança que tanto queremos ver e acontecer neste espaço”, comenta Janaína Meneses, educadora de trânsito.

O autônomo Carlos Brandão foi uma das pessoas abordadas na blitz e declarou que a ação demonstra uma preocupação dos órgãos de trânsito em mudar o cenário, levar as pessoas a refletirem sobre seu comportamento no trânsito. "É muito bom que existam essas campanhas, porque acontecem muitos acidentes e muitas vezes eles podem ser evitados", disse o condutor.

Na quarta-feira (23), uma equipe de educadores do órgão trabalhará a temática da Semana Nacional do Trânsito em Picos e região.  Em Teresina, uma Pilotagem Legal será realizada na Avenida Henry Wall, das 8h30 às 10h, ensinando aos motociclistas o aprimoramento de técnicas de pilotagem de motocicletas.

As atividades de conscientização seguem até sexta-feira, dia 25.

Fonte: DETRAN-PI