BNB E MDA realizam Dia da Agricultura Familiar em União

A iniciativa tem como objetivo difundir e discutir as políticas públicas agrárias de crédito, assistência técnica, capacitação e comercialização.

O Banco do Nordeste e o Ministério do Desenvolvimento Agrário realizaram ontem (18), o Dia da Agricultura Familiar no município de União. A iniciativa tem como objetivo difundir e discutir as políticas públicas agrárias de crédito, assistência técnica, capacitação e comercialização de alimentos, inclusive formatação de propostas de aperfeiçoamento do Pronaf para o corrente ano, aí contendo o Plano Safra 2010/2011. "O pronaf não é só crédito mas assistência técnica, comércio e empreendedorismo. Hoje estamos prestando conta da gestão realizada. E em nome do BNB agradeço a todos os parceiros" afirmou Adstoni Bezerra, gerente executivo do Ambiente de políticas Territoriais, Ambientais e de Inovação do BNB.

O evento contou com a participação de mais de 700 agricultores rurais e estudantes de escolas técnicas dos municípios de União, Miguel Alves, José de Freitas, Lagoa Alegre, Curralinhos, Demerval Lobão, Monsenhor Gil, Água Branca, São Pedro, Teresina, entre outros.

O evento durou todo o dia com palestras dos mais diversos órgãos ligados à cidadania como o INCRA, Previdência Social, Fetag e Banco do Nordeste. Houve emissão de documentos como carteira de identidade, CPF e Carteira de Trabalho. Durante todo o evento, repartições públicas prestaram serviços como corte de cabelo, aferição de pressão arterial e espaço para leitura. Os assentamentos levaram seus produtos e animais para serem comercializados no local. Milho e feijão verde, cabras, galinhas, frutas e polpas, sucos, bolos, pamonhas foram vendidos pelos assentados. O Dia da Agricultura Familiar é uma iniciativa do Banco do Nordeste, Instituto Nordeste Cidadania, Contag e Ministério do Desenvolvimento Agrário. "O BNB é o mais forte parceiro da agricultura familiar. Não conseguiria ver o Nordeste sem esse banco, se isso ocorresse, não teríamos uma agricultura familiar consolidadada" declarou Adalberto Pereira de Sousa, Delegado Regional do MDA.

Próximos eventos do Dia da Agricultura Familiar no interior piauiense

Campo Maior, 19.04.2010; São Raimundo Nonato, 20.05.2010; Paulistana, 27.05.2010; Esperantina, 09.06.2010; Oeiras, 17.06.2010.

Fonte: BNB