Bom Jesus e Corrente do Piauí ganham novos teatros

Os locais receberão regularmente os shows do Projeto Seis e Meia

Avalie a matéria:
|
FACEBOOK WHATSAPP TWITTER TELEGRAM MESSENGER

Na contramão de outros estados brasileiros, o Piauí ganhou mais um centro cultural, o Teatro Alard, na cidade de Bom Jesus, e reabriu, em Corrente, o Centro Cultural Coronel Benjamin José Nogueira. Além de receber grandes eventos, os locais receberão regularmente os shows do Projeto Seis e Meia, que agora ocorre em oito cidades do Piauí, de norte a sul do estado. O cantor Toni Garrido fez shows nos dois novos espaços, além de se apresentar também em Floriano e Teresina.

Na terra das rabecas, o teatro Alard foi inaugurado e passou a ser o primeiro teatro da cidade. A solenidade de inauguração, nessa quarta-feira (04), teve a presença do secretário de Estado da Cultura, Fábio Novo, e da vice-governadora Margarete Coelho. Jovens de Bom Jesus que fazem oficinas permanentes de dança e música se apresentaram na inauguração.

O nome faz referência ao primeiro grupo de teatro da cidade, o Aprendizado Livre de Arte Dramática (Alard). O teatro tem capacidade para 200 pessoas e foi criado com o objetivo de incentivar e formar novos talentos nas diversas manifestações culturais. O teatro possui os mesmos padrões dos outros teatros do estado e também foi projetado com rampas que facilitam a acessibilidade.

“Nós já fazemos muitas coisas em Bom Jesus como a Paixão de Cristo, o Festival de Rabecas e agora temos um teatro para receber grandes eventos. É um sonho realizado e agora esses jovens podem fazer as oficinas no espaço cultural ao lado e se apresentar no Teatro Alard”, conta o secretário Fábio Novo.

Na cidade de Corrente, o Centro Cultural Coronel Benjamim José Nogueira foi reaberto na terça-feira (03). O auditório da Casa de Cultura foi transformado num teatro, com novas poltronas, além de som e iluminação. Os banheiros e os camarins também foram modernizados. O Centro Cultural, inaugurado em 1986, ganhou adequações na cobertura, pintura externa e interna, além de reforma na parte hidráulica e elétrica do prédio. Quase R$ 322 mil foram investidos na reforma e modernização da casa, pelo Governo do Estado, por meio da Secretaria de Estado da Cultura (Secult) e do Sistema de Incentivo Estadual à Cultura (Siec).

Com esses novos equipamentos culturais entregues à população, a Secretaria de Estado da Cultura já soma 20 casas de cultura recuperadas e inauguradas, além de outras parcerias que garantiram reforma e modernização de museus e teatros. Os próximos centros culturais a serem entregues são o de União e a Central de Artesanato Mestre Dezinho, que fecha o corredor cultural em Teresina, com todas as escolas de arte e museus recuperados.



Participe de nossa comunidade no WhatsApp, clicando nesse link

Entre em nosso canal do Telegram, clique neste link

Baixe nosso app no Android, clique neste link

Baixe nosso app no Iphone, clique neste link


Tópicos
SEÇÕES