Bonanza Refrigeração alerta:ar-condicionado sujo pode causar doença

Empresas devem seguir recomendações da Anvisa

Em razão das altas temperaturas, é bastante comum dizer que ar-condicionado em Teresina não é luxo, mas sim uma necessidade. No entanto, muitas pessoas não tem a preocupação de deixar a manutenção destes aparelhos em dia, além dos filtros de ar limpos. Nestes casos, a proliferação de doenças como alergias e viroses é uma realidade e a Bonanza Refrigeração faz o alerta.

“É importante fazer a limpeza dos ares-condicionados por uma questão de saúde. O filtro acumula poeiras, que têm bactérias, vírus e ácaros. Quem tem problemas respiratórios, pode ter complicações mais graves quando os ares-condicionados não são limpos de forma adequada. Isso ocorre principalmente em empresas, que tem um fluxo maior de pessoas”, explica a empresária Allyne Ferreira.


Atuando há 17 anos no mercado, a Bonanza Refrigeração prima por um serviço de qualidade a empresas e domicílios. “Nós prestamos serviços de manutenção preventiva e corretiva em ares-condicionados e ferramentas elétricas. A manutenção preventiva é o serviço feito de três em três meses que além de limpar o filtro do ar-condicionado é realizada a higienização com produtos especiais e uma revisão completa no aparelho desmontando-o para limpeza completa. A manutenção corretiva é para identificar problemas e corrigi-los”, conta Allyne.


“A limpeza do filtro pode ser feita em casa, mas para limpeza completa é necessário chamar uma empresa especializa, como a Bonanza Refrigeração. Isso porque o equipamento é desmontado e limpo completamente, além disso é aplicado um produto anti fungicida e anti bactericida”, afirma a empresária.

Empresas devem seguir recomendações da Anvisa

A Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa) estabelece regras para que empresas mantenham a manutenção de equipamentos climatizadores, através da Portaria Nº 3.523/GM de 1998. “A Anvisa estabelece um plano de manutenção e controle de ares-condicionados, mais conhecido como PMOC, que busca garantir a qualidade dos ambientes e preservar a saúde das pessoas. Ele obrigatório para todas as empresas com sistemas de climatização com capacidade acima de 60.000 BTUs. O não cumprimento deste plano pode render em uma multa de até R$ 200 mil. Somos uma das poucas empresas que oferece esses serviços”, revela Allyne.


E para seguir as recomendações, que incluem limpezas sazonais, é preciso contar com uma empresa de propriedade técnica como a Bonanza Refrigeração. “Os dutos são passagens de ar utilizados em grandes centrais de ar-condicionados, que distribuem o ar frio nos ambientes. As empresas fazem a manutenção dos equipamentos, mas esquecem de limpar os dutos. É preciso uma equipe especializada com equipamento adequado, para esse serviço”, revela Allyne Ferreira.


Com 16 funcionários altamente capacitados, a equipe da Bonanza Refrigeração realiza até 20 atendimentos por dia, contando os serviços realizados em empresas e domicílios.


Fonte: Lucrécio Arrais