Brasil supera marca de 2 milhões de casos de dengue em 2024, diz Ministério

Segundo o Ministério da Saúde, o Brasil contabilizou 682 óbitos por dengue, e outros 1.042 seguem sob investigação

Brasil supera marca de 2 milhões de casos de dengue em 2024 | Reprodução
FACEBOOK WHATSAPP TWITTER TELEGRAM MESSENGER

Nesta quinta-feira, 21 de março de 2024, o Brasil atingiu a marca de mais de 2 milhões de casos de dengue, conforme divulgado na última atualização do Painel de Monitoramento das Arboviroses, elaborado pelo Ministério da Saúde.

Ao todo, são 2.010.896 casos prováveis somente neste ano, entre diagnósticos confirmados e em investigação. Até o momento, o país contabilizou 682 óbitos por dengue; outros 1.042 ainda estão sob investigação. O painel indica também que o coeficiente de incidência da doença no país é de 990,3 casos prováveis para cada 100 mil habitantes.

A unidade da federação com maior taxa de incidência é o Distrito Federal, que contabilizou mais de 161 mil casos somente neste ano, com incidência de 5.725,8 infecções a cada 100 mil habitantes.

O somatório de casos em 2024, segundo o Ministério da Saúde, apresenta um volume anormalmente alto. Na segunda-feira (18/3), o Brasil bateu um recorde, já que, em mais duas décadas, o país não registrava tantos casos de dengue em um só ano.

Segundo a ministra da Saúde, Nísia Trindade, o alto volume de casos tem relação com fatores como as mudanças climáticas e a circulação de mais de um sorotipo do vírus. A dengue é um doença infecciosa febril aguda, transmitida pelos mosquitos Aedes aegypti. O Ministério da Saúde estima que cerca de 75% dos focos do vetor da dengue estejam nos domicílios.



Participe de nossa comunidade no WhatsApp, clicando nesse link

Entre em nosso canal do Telegram, clique neste link

Baixe nosso app no Android, clique neste link

Baixe nosso app no Iphone, clique neste link


Tópicos
SEÇÕES