Brasileiro de apenas 18 anos ganha bolsa integral em Havard

Aluno carioca ganha bolsa integral para estudar na renomada universidade dos EUA.

Talento para os estudos e vontade de vencer desafios levaram o estudante João Henrique de Aquino Vogel, 18 anos, a Harvard, nos Estados Unidos, uma das mais renomadas universidades do mundo. Com histórico escolar de dar inveja ? nenhuma nota abaixo de 8 ?, formação em inglês e medalhas em olimpíadas científicas, o jovem de Campo Grande apostou no seu potencial: ?Minha ambição era chegar longe?.



Filho do professor de espanhol Andres Vogel, 48, e da dona de casa Valéria de Aquino, João foi bolsista de colégio particular no Ensino Fundamental, onde o pai dava aula. No Ensino Médio, ganhou bolsa no Sistema Elite de Ensino pelo bom desempenho.

Ano passado, inscreveu-se no programa do Departamento de Estado dos EUA ?Oportunidades Acadêmicas?, que custeia provas de brasileiros que desejam ingressar em uma universidade americana. Concorreu e foi aprovado em Harvard e Duke. Ele só não decidiu ainda a carreira: cogita cursos na área de Ciências Exatas, como Física, Economia e Engenharia da Computação. Lá, os alunos têm até o quarto período para escolher.

No Brasil, o jovem prodígio optou por Engenharia da Computação e passou na Uerj, UFRJ, Escola Naval, IME e Escola de Especialistas de Aeronáutica. ?Não existe limite. Com dedicação, a gente chega onde quiser?, ensinou. Além de preparação intensiva, com aulas integrais no último ano, um ingrediente foi essencial: ?Meus pais foram fundamentais. Minha mãe brinca que ganhei na Mega-Sena?.]

O programa ?Oportunidades Acadêmicas? faz parte do ?EducationUSA?, do Departamento de Estado dos EUA, de orientação para estudantes que desejam estudar em universidade americana. O programa facilita o acesso de quem não pode pagar os exames.

O custo para concorrer a vagas em 10 universidades é de R$ 3 mil. O s gastos incluem duas provas do SAT (tipo de vestibular), Toefl (teste de inglês), traduções do histórico escolar e inscrição. As inscrições estão abertas até dia 30. Escreva para [email protected] para mais informações.

Fonte: O Dia Online