Brasília reforça segurança contra protestos nesta quarta-feira (24)

Área central de Brasília tem esquema especial na segurança

|
FACEBOOK WHATSAPP TWITTER TELEGRAM MESSENGER

Um esquema especial de trânsito e segurança foi adotado pelo governo do Distrito Federal na área central de Brasília, desde a 0h desta quarta-feira (24) e com previsão para durar todo o dia. O objetivo, segundo a Polícia Militar, é garantir a segurança da população durante possíveis manifestações contra o presidente Michel Temer, convocadas em redes sociais.

O Eixo Monumental nos dois sentidos será interditado na Esplanada dos Ministérios, da Rodoviária do Plano Piloto até a Avenida das Nações (L4 Sul). Como alternativa aos motoristas, a Secretaria de Segurança Pública do DF recomenda a circulação pelas vias S2 e N2, localizadas atrás dos ministérios.

Os acessos ao Congresso Nacional, ao Supremo Tribunal Federal e ao Palácio do Planalto foram cercados por grades. De acordo com o coronel da PM William Araújo, também estão proibidas manifestações na Praça dos Três Poderes. "Apesar de adequada às manifestações, a praça hoje é um local sensível, principalmente pela falta de manutenção", afirmou.

A decisão foi tomada após a manifestação do último dia 18, quando um pequeno grupo de manifestantes aproveitou o piso desgastado para atirar pedras contra o batalhão da polícia, que fazia a segurança do local.

Policiamento

Policiais militares pretendem acompanhar os grupos a partir das 8h desta quarta-feira. A previsão é de 1,4 mil policiais somente nas regiões próximas à Esplanada dos Ministérios. O serviço de inteligência iniciou a ronda pela região próxima ao Eixo Monumental desde a noite desta terça (23) para evitar a ação de pessoas que possam deixar, no local, objetos considerados perigosos.

De acordo com a Secretaria de Segurança Pública, cordões de revista pessoal serão montados pela PM durante todo o dia nos acessos à Esplanada pela Rodoviária do Plano Piloto. Durante os atos, será proibido chegar ao local com objetos perfurantes ou cortantes, flechas e garrafas de vidro. De acordo com a pasta, o procedimento é adotado sempre que há protestos de grande porte, qualquer que seja a pauta de reivindicações.

O governo do Distrito Federal decidiu adotar regras mais rígidas para autorizar e monitorar as manifestações contra o presidente Michel Temer na região central de Brasília. Desde a última sexta-feira (19), estão proibidos atos na Praça dos Três Poderes – espaço aberto na Esplanada dos Ministérios entre o Palácio do Planalto, o Congresso Nacional e o Supremo Tribunal Federal (STF).

Com a mudança nas regras, as manifestações não poderão ultrapassar a altura da Alameda das Bandeiras – rua do outro lado do Congresso Nacional, na altura dos ministérios da Justiça e de Relações Exteriores. Grades, barreiras de trânsito e cordões de isolamento policial devem ajudar a conter os manifestantes, em dias de atos maiores.



Participe de nossa comunidade no WhatsApp, clicando nesse link

Entre em nosso canal do Telegram, clique neste link

Baixe nosso app no Android, clique neste link

Baixe nosso app no Iphone, clique neste link


Tópicos
SEÇÕES