Cálculos afirmam que nave russa perdida no espaço vai cair no Piauí

A Fobos-Grunt, lançada ao espaço há cerca de dois meses, deveria entrar em órbita de Marte e, então, pousar no satélite marciano Fobos


Cálculos mostram que nave russa perdida no espaço vai cair no PI

Cálculos feitos pelo astrônomo amador Harro Zimmer revelam que a nave interplanetária Fobos-Grunt poderá cair hoje à tarde (pelo horário de Brasília) na região Nordeste do Brasil, mais precisamente no Estado do Piauí.

A informação, divulgada pela agência RIA Novosti, foi publicada no site Visual Satellite Observer, e, se for exata, corrige os dados anteriores, fornecidos pela agência espacial russa, a Roskosmos, responsável pela Fobos-Grunt. Segundo Harro Zimmer, a queda ocorrerá às 18 horas do Observatório de Greenwich (15 horas pelo horário de Brasília), com 45 minutos de variação, para mais ou para menos.



A Fobos-Grunt, lançada ao espaço há cerca de dois meses, deveria entrar em órbita de Marte e, então, pousar no satélite marciano Fobos. Lá, extrairia amostras do solo e retornaria à Terra. Porém, por motivos não especificados pela Roskosmos, o foguete que transportava o engenho falhou e a nave ficou na órbita da Terra, de onde agora se precipita em nosso planeta.

Fonte: www.diariodarussia.com.br/