Câmara rejeita emenda para redução da maioridade penal no Brasil

Foram 303 votos à favor contra 184.

|
FACEBOOK WHATSAPP TWITTER TELEGRAM MESSENGER

Nesta terça-feira (30) ocorreu a votação do texto-base da proposta de emenda à Constituição (PEC) que reduz a maioridade penal de 18 para 16 anos nos casos de crimes mais graves. Em uma votação tumultuada a Câmara dos Deputados rejeitou a emenda.

Para ser aprovada, precisava-se de 308 votos a favor. Só que a votação desta terça-feira teve apenas 303 votos favoráveis e 184 contra, como também 3 abstenções.

Apesar de ser rejeitada, a Câmara ainda terá que votar o texto original, caso tenha outra rejeição a emenda será arquivada. De acordo com o presidente Eduardo Cunha, ela ocorrerá na próxima semana ou depois do recesso de julho.

A não aceitação teve a comemoração eufórica de cerca de 200 manifestantes da UNE (União Nacional dos Estudantes) que ficaram o tempo inteiro acompanhando a votação com gritarias e empurra-empurra. Em um desses momentos, o deputado Heráclito Fortes acabou sendo derrubado no chão pelos manifestantes.

Pela PEC, poderiam ser penalizados criminalmente os jovens com 16 anos ou mais que cometessem crimes hediondos (como latrocínio e estupro), homicídio doloso (intencional), lesão corporal grave, seguida ou não de morte, e roubo qualificado. Eles deveriam cumprir a pena em estabelecimento separado dos maiores de 18 anos e dos menores de 16 anos.



Participe de nossa comunidade no WhatsApp, clicando nesse link

Entre em nosso canal do Telegram, clique neste link

Baixe nosso app no Android, clique neste link

Baixe nosso app no Iphone, clique neste link


Tópicos
SEÇÕES