Campanha chama a sociedade a ajudar o próximo

LBV lançou campanha para convidar a sociedade a contribuir com o trabalho, doando qualquer valor para a melhoria, ampliação das unidades e no aumento das vagas em programas e projetos socioeducacionais.

Avalie a matéria:
|
FACEBOOK WHATSAPP TWITTER TELEGRAM MESSENGER

Desde o ano de 1982, a Legião da Boa Vontade (LBV) desenvolve programas e projetos socioeducacionais voltados à população teresinense, contribuindo para o crescimento do município e expandindo a essência da solidariedade, por meio do seu Centro Comunitário de Assistência Social, localizado no bairro Marquês, zona Norte de Teresina.

Todos os dias, 200 crianças, entre 6 e 15 anos, no contraturno escolar, participam de diversas oficinas, como: esporte, artes, música e dança, e recebem alimentação. Além do atendimento direcionado às crianças, a instituição também atende jovens e adultos por meio de curso de informática, capacitando-os para o mercado de trabalho e também  idosos, por meio do programa de convivência Vida Plena, tudo por meio de doações, que podem ser realizadas no próprio site da LBV.

Crédito: José Alves Filho

A Campanha Eu ajudo a Mudar traz consigo o objetivo de convidar a sociedade a contribuir com o trabalho nobre de ajudar o próximo, para que qualquer valor seja investido na melhoria, na ampliação das unidades e no aumento das vagas em programas e projetos socioeducacionais. 

No estado do Piauí, a Instituição realiza, ao longo do anos, campanhas emergenciais com entrega de kits de materiais pedagógicos e cestas de alimentos para família recentes no sertão do estado e que entraram na precária condição da falta de alimentos.

A assistente social Luciana Janaína relata que os programas facilitam a interação entre pessoas com vulnerabilidade econômica e social. Segundo ela, muitas pessoas chegam depressivas e sem perspectivas. “Graças às pessoas que ajudam a manter essa obra, as famílias e pessoas atendidas conseguem superar situações de fragilidades”, expressa.

“Aqui em Teresina, a LBV atende, atualmente,  200 crianças e adolescentes entre 6 e 15 anos em situação de vulnerabilidade social e econômica, 55 idosos e 40 adultos, no programa de capacitação e inclusão produtiva, preparando para o mercado de trabalho”, falou Luciana.

Crédito: José Alves Filho

 Participantes são acompanhados por equipe multiprofissional

Todos os participantes são acompanhados por uma equipe multiprofissional de educadores, psicólogos e assistentes sociais que agem de uma forma profunda na vida dessas pessoas, seja no amparo, que instiga a vontade de superar variados problemas, ou na iniciativa dos projetos sociais, que servem como uma forma de incentivo.

Maria Eduarda do Nascimento mora no Monte Verde, e sua atividade preferida é com música. “A minha irmã falava  que tinha um lugar que as pessoas eram muito bem recebidas. Como eu gosto muito de cantar, minha mãe conversou com a assistente social e me trouxe até aqui”, conta a estudante de 14 anos.

As atividades desenvolvidas exploram a criatividade, sociabilidade, bem-estar e demais ensinamentos. Crianças hiperativas, autistas e com deficiências participam das mesmas atividades que os demais, que são ensinados a tratar as diferenças de maneira respeitosa e inclusiva.

Catarine da Silva Gonçalves é psicóloga no centro da LBV de Teresina. “Aqui nós fazemos o acompanhamento de famílias e usuários em situação de vulnerabilidade que podem ser de várias ordens: social, emocional, psicológica, familiar, e buscamos o de desenvolvimento, por meio de atividades”, falou.

Crédito: José Alves Filho

A psicóloga, juntamente com a assistente social, realiza o acompanhamento das famílias dos envolvidos no projeto, como meio de fortalecer os vínculos sociais.

O desenvolvimento  também é garantido na autonomia e empoderamento para que os usuários sejam protagonistas da própria realidade e tentem superar as dificuldades, como atividades para adultos e idosos que promovem alternativas de uma renda extra, com o artesanato.  (A.S.)



Participe de nossa comunidade no WhatsApp, clicando nesse link

Entre em nosso canal do Telegram, clique neste link

Baixe nosso app no Android, clique neste link

Baixe nosso app no Iphone, clique neste link


Tópicos
SEÇÕES