Campanha de vacinação contra gripe começa segunda

Salas de vacina estarão abertas de manhã e de tarde

Seguindo calendário determinado pelo Ministério da Saúde, a Prefeitura de Teresina promove a partir desta segunda-feira (15), a 15ª Campanha Nacional de Vacinação contra a Influenza, também conhecida como gripe.

Este ano, a prioridade será das crianças de seis meses a dois anos de idade, gestantes, acamados e puérperas, que são mulheres que deram à luz há menos que 45 dias, desde que apresentem um documento comprobatório como cartão da gestante ou do recém nascido. Além destes, serão vacinados adultos com 60 anos ou mais, portadores de doenças crônicas não-transmissíveis e outras condições clínicas especiais, profissionais de saúde e a população privada de liberdade.

?A Influenza é uma doença respiratória infecciosa de origem viral e tem como característica sua sazonalidade, ou seja, ela é mais freqüente em determinadas épocas do ano, como agora no mês de março?, explica a Diretora de Vigilância em Saúde da Fundação Municipal de Saúde (FMS), Amariles Borba.

Salas de vacina estarão abertas de manhã e de tarde, atendendo a todos que se enquadram nos grupos prioritários. Além disso, postos volantes serão instalados em locais de grande circulação de pessoas, mas estes não vacinarão crianças, para protegê-las da exposição excessiva.

Para a população Teresinense, a Prefeitura tem como meta vacinar 20.922 crianças, 10.690 trabalhadores de saúde, 10.461 gestantes, 1720 puérperas, 70.481 idosos e 25.749 portadores de doenças crônicas.

Com o slogan ?Quem lembra da vacina se protege da gripe? a campanha terá como Dia D em Teresina a data de 20 de abril, que é o dia de mobilização nacional. É importante que todos aqueles que se enquadram nos grupos prioritários sejam imunizados. ?A vacinação contribui para a redução das internações hospitalares, gastos com medicamentos para tratamento de infecções secundárias e mortes evitáveis?, alerta Amariles Borba.

Fonte: FMS