Campanha de vacinação contra gripe começa hoje

Campanha de vacinação contra gripe começa hoje

É importante frisar que essas campanhas têm conseguido reduzir o número de adultos (idosos) e crianças acometidos pelo vírus da doença.

Pensar em saúde e proteger-se contra possíveis viroses deve ser a preocupação de todo teresinense. Por conta disso, a população deve estar atenta à Campanha Nacional de Vacinação contra a gripe que será realizada de 05 a 25 de maio. A Fundação Municipal de Saúde, em parceria com a prefeitura, participa da ação e tem como meta vacinar 110 mil pessoas na capital.

Com a campanha devem ser imunizados os adultos acima de 60 anos, crianças de 6 meses a menores de 2 anos e gestantes em qualquer período da gestação. As vacinas serão disponibilizadas a todos os postos e unidades de saúde da capital. Alguns espaços comerciais como, supermercados, igrejas e os shoppings, também contarão com unidades de saúde extras.

Para Amariles Borba, coordenadora de Ações Assistenciais da FMS, tem-se com a vacinação o objetivo de reduzir as mortes e complicações em consequência dos três principais tipos de vírus com maior incidência no Brasil, principalmente o da influenza A (H1N1). ?Nossa meta é que este ano 20.400 crianças, 10.200 gestantes e 89.000 maiores de 60 sejam vacinados?, explica a coordenadora.

Amariles Borba ainda alerta para a vacinação das gestantes. ?No ano passado não conseguimos atingir a meta de gestantes vacinadas contra a gripe, portanto, é importante que se frise que a grávida precisa se vacinar. Sem a imunização a gestante pode comprometer sua saúde e a saúde de seu filho. No ano passado no Estado do Ceará tivemos uma morte de gestante por conta deste descuido?, destaca Amariles.

É importante frisar que essas campanhas têm conseguido reduzir o número de adultos (idosos) e crianças acometidos pelo vírus da doença. De acordo com dados do Ministério da Saúde, o número de internações por complicações de gripe diminuiu em torno de 50%, o que valida ainda mais a campanha.

Mesmo após a campanha, cerca de 80 postos de vacinação ainda continuarão a funcionar com a campanha de vacinação contra a gripe para atender toda a demanda que ainda precisar ser imunizada. Serão oferecidos na capital, alguns pontos extras para a população: Supermercado Extra, da Avenida Presidente Kennedy; Hiperbompreço, da Avenida Presidente Kennedy; Supermercado Carvalho, da Avenida Presidente Kennedy, da Avenida João XVIII e da BR 316; Pão de Açúcar, da Avenida Dom Severino e da Avenida Anfrísio Lobão; na Igreja de Nossa Senhora de Fátima, na Praça de Eventos do Teresina Shopping e também no Hiperbompreço; além do Shopping Riverside.

Fonte: Jornal Meio Norte