Campanha de Vacinação Contra Gripe começa hoje

Os hospitais e postos de saúde de Teresina estão preparados.

A 15ª Campanha Nacional de Vacinação contra a Influenza, também conhecida como gripe, começou hoje (15). Os hospitais e postos de saúde de Teresina estão preparados para atender a população, e a prioridade este ano será de vacinar crianças de até 2 anos de idade, gestantes (em qualquer período da gestação), acamados e puérperas (mulheres que deram à luz há menos de 45 dias).

Os adultos com 60 anos ou mais, portadores de doenças crônicas não-transmissíveis e outras condições clínicas especiais, profissionais de saúde e a população privada de liberdade também serão vacinados, a partir do dia 20.

Salas de vacina estarão abertas pela manhã e tarde, atendendo a todos que se enquadram nos grupos prioritários. Além disso, postos volantes serão instalados no Dia D, que acontece sábado, 20 de abril. Segundo a Diretora de Vigilância em Saúde da Fundação Municipal de Saúde (FMS), Amariles Borba, os postos volantes não vacinarão crianças, para protegê-las da exposição excessiva, já que estarão localizados em locais de grande circulação de pessoas.

Para a população Teresinense, a Prefeitura tem como meta vacinar 20.922 crianças, 10.690 trabalhadores de saúde, 10.461 gestantes, 1720 puérperas, 70.481 idosos e 25.749 portadores de doenças crônicas.

Com o slogan ?Quem lembra da vacina se protege da gripe?, a campanha contribui para a redução das internações hospitalares, gastos com medicamentos para tratamento de infecções secundárias e mortes evitáveis.

POSTOS VOLANTES NO DIA D (20 DE ABRIL)

1 - Zona Sul

Unidade Escolar Elmira Ferraz, Creche Jardim da Infância Nossa Senhora Auxiliadora, Unidade Escolar Martins Napoleão, Mário Covas, Carolina Silva.

2 ? Zonas Leste e Sudeste

Supermercado Extra, da Avenida Kennedy; Hiperbompreço da Avenida Kennedy; Comerciais Carvalho da Avenida Kennedy, da Homero e da João XXIII , da BR 316, do Dirceu e do Balão da Zequinha Freire.

Pão de Açúcar da Avenida Dom Severino e da Anfrísio Lobão; Igreja de Fátima, Teresina Shopping (na Praça de Eventos) e no shopping Riverside.

Fonte: Samara Costa