Campanha de vacinação contra raiva em animais começou hoje com exceção de Teresina

A campanha será realizada até dia 18 de agosto

A Secretaria de Estado da Saúde (Sesapi) realizou hoje (20) o ?Dia D? de vacinação antirrábica animal. A meta é vacinar 440.111 cães e 213.149 gatos e ultrapassar a meta de 2012, que atingiu 85% da estimativa canina e 68,7% felina. A campanha é realizada por meio das Regionais de Saúde e municípios do Estado, e segue até o dia 18 de agosto.

?Todas as providências que antecedem a campanha já foram adotadas e as vacinas já foram distribuídas para as Regionais de Saúde, bem como os demais insumos necessários e a mobilização dos municípios?, disse o coordenador estadual de Vigilância em Saúde, Inácio Lima.

A raiva é uma doença viral aguda que pode atingir animais mamíferos, inclusive, os seres humanos. A vacinação dos animais domésticos é uma forma indireta de prevenção à raiva humana. Devido às campanhas anuais de vacinação antirrábica animal, há 11 anos não se tem registro de caso de raiva humana no Piauí, transmitido por animais domésticos (cão e gato).

No entanto, neste ano, em virtude de um óbito humano causa pela raiva transmitida por um sagui, ?a Sesapi faz um apelo a todos os proprietários de cães e gatos, a fim de que os levem ao posto mais próximo de sua residência para receberem a vacina?, reforça Inácio Lima.

Recomendação à população quanto ao animal

Especialistas recomendam que qualquer alteração física e/ou comportamental do animal faz-se necessária a procura por um médico veterinário para que seja realizada uma avaliação sobre o estado de saúde e que o proprietário receba orientações a respeito. Recomenda-se, ainda, evitar a domesticação de animais silvestres tipo soin, macaco, raposa, etc. Em caso de agressão por algum desses animais, a orientação é procurar, imediatamente, o serviço de saúde.

Fonte: Sesapi