Campanha do Detran e Governo do Estado promove paz no trânsito

A primeira ação acontece hoje com o lançamento da campanha

Com o objetivo de promover a paz no trânsito, o Governo do Estado, por meio do Departamento Estadual de Trânsito (Detran), e com o apoio do Sistema Integrado de Comunicação Meio Norte, promove a largada da campanha “Viva. Não Mate, Nem Morra”, nesta sexta-feira (26).

A primeira ação aconteceu hoje com o lançamento da campanha educativa, na Unidade Escolar José Amável, zona Leste de Teresina, às 8 horas.

Na mesa de honra da campanha estavam presentes o deputado estadual Júlio Arcoverde, o secretário de saúde Francisco Costa, o diretor do Detran, Aarão Lobão, o diretor de jornalismo do Sistema Integrado de Comunicação Meio Norte, José Osmando e a diretora da escola de trânsito do Piauí, Geovana Moura.

A professora Rosângela Veras da escola José Amável que recebe a campanha destaca que a escola já foi premiada outras vezes. “A nossa escola já foi premiada porque já houve um projeto em que foram dadas aulas para diversos alunos e esses alunos tiraram carteira aqui pela nossa escola em parceria com o Detran por conta desse prêmio tem essa campanha tão importante. Essa campanha vem para dentro da escola e haverá realização de inúmeras blitze chamando atenção para essa condução sobretudo em motocicletas uma condução prontamente irresponsável, aqui nós somos ensino médio, manhã e tarde, somos 1.049 jovens que precisam de orientação”, disse ela.

O secretario de saúde, Francisco Costa, enalteceu a importância da campanha. “Sem sombra de duvida é uma iniciativa importante, parabenizo o Detran em parceria com o Sistema Meio Norte, e os valores de impacto de uma campanha como essa são imensuráveis porque hoje o sistema único de saúde está comprometido com a grande demanda que tem de pacientes de acidente de trânsito e o melhor caminho é esse mesmo, a prevenção e através da educação do trânsito nós vamos conseguir isso”, afirmou.

O deputado estadual Júlio Arcoverde destacou. “Eu acredito que essa iniciativa visa embutir na consciência dos jovens por isso está sendo lançado em uma escola estadual e o jovem será o motorista do futuro, nada melhor do que trabalhar na consciência deles e acredito que essa iniciativa da Meio Norte junto com o Governo do Estado vá dar ainda mais força ao Piauí para enfrentar essa guerra no trânsito”, disse o deputado.

“Nós somos testemunhas diárias das tragédias que se abatem sobre as pessoas com essa violência no trânsito que tem ceifado muitas vitimas. Nós não poderíamos deixar de nos associar a um projeto dessa natureza que visa através da escola despertar a sociedade para a responsabilidade que cada um tem para diminuir e minimizar as tragédias no trânsito que diariamente acontecem”, declarou o diretor de jornalismo do Sistema Integrado de Comunicação Meio Norte, José Somando.

A campanha prossegue na segunda-feira (29) com educadores da Escola Piauiense de Trânsito (EPT) do Detran realizando uma blitz educativa no cruzamento das Avenidas Nossa Senhora de Fátima e Jóquei Clube, zona Leste da cidade. A atividade será das 7h às 9h e contará com o apoio da Companhia Independente de Trânsito (CIPTran).

Image title

De acordo com Alcide Filho, um dos integrantes da coordenação do projeto, o foco da campanha é conscientizar futuros condutores e população em geral sobre os riscos da imprudência no trânsito, com ações nas escolas da rede pública estadual e blitze educativas.

“A campanha adota uma prática inédita e inovadora que envolve estudantes, professores, conectando educadores e família com o propósito de alcançar a paz no trânsito. As blitze serão um elemento complementar da campanha para alcançar o maior número de pessoas”, disse.

Segundo Alcide Filho, a campanha terá especial dedicação em estar presente nas salas de aula da rede pública estadual em diferentes bairros de Teresina e terá calendário especial no litoral do Piauí, com blitze educativas no período das férias de julho.

Image title

A campanha “Viva. Não Mate, Nem Morra” promoverá durante um ano as blitze educativas em escolas da rede estadual de ensino. O diretor-geral do Departamento Estadual de Trânsito (Detran), Arão Lobão, destaca que a campanha vai consistir em ações contínuas.

Para o gestor, a violência no trânsito das ruas de Teresina é preocupante. “Queremos minimizar o grave problema que temos no Estado do Piauí, que diz respeito ao alto índice de acidentes.

Queremos alertar sobre a importância da prudência e do uso de itens básicos de segurança, como o cinto e o capacete. A divulgação do Sistema Meio Norte é de maior importância para que essa infrações deixem de ocorrer”, ressalta Arão.


Image title

Image title

Image title

Image title

Image title

Image title

Image title

Image title

Image title

Image title

Image title

Image title

Image title

Fotos: José Alves Filho
Fotos: Luiz Fernando Gonzaga

Fonte: Virgínia Santos e Izabella Pimentel