Campanha faz alerta contra os crimes de violência à mulher

Na ocasião, foi apresentado o Vazow

|
FACEBOOK WHATSAPP TWITTER TELEGRAM MESSENGER

Durante uma festa, em um momento de diversão, um desconhecido oferece bebida a uma mulher. Ao ingerir, ela “apaga” e só descobre depois, por meio das redes sociais, que foi violentada. Esse enredo fictício foi a abordagem utilizada pelo Governo do Estado para o lançamento da Campanha de prevenção ao estupro, denominada de “Acorda, Cinderela”, nesta terça-feira (22), no Palácio de Karnak.

Acontece, via de regra, no Estado, com os casos de estupros coletivos. “Nossa proposta é alertar as mulheres para que saiam, se divirtam, bebam se gostarem de beber, mas cuidem do seu copo. Verifiquem sempre a origem da bebida que ela está consumindo; não receba bebidas de pessoas que não conheçam e nunca perca de vista seu copo para que não sejam vítimas dessa violência absurda que são os estupros coletivos”, pontua.

Segundo a delegada titular da Delegacia Especializada de Atendimento à Mulher (Deam- Sul) e coordenadora do Núcleo de Feminicídio, Anamelka Cadena, a campanha é importante por servir de alerta e informação de como é a prática do crime. “A campanha é importante não só no sentido de informar sobre essas substâncias que são ministradas. Lamentavelmente vemos observando que, em alguns casos, as vítimas estão desacordadas na prática dessa violência sexual, portanto é necessário que se fique alerta com relação às bebidas que são ministradas durante os eventos.

Na ocasião, foi apresentado o Vazow, desenvolvido pela Secretaria de Segurança, um aplicativo de tecnologia pedagógica, que serve para orientar qualquer pessoa que tenha sua foto, vídeos, imagens íntimas veiculadas sem sua autorização que se une à campanha.

“O que tem se percebido é que com a violação da dignidade sexual, há a violação da honra, da imagem das pessoas através da utilização de fotos e vídeos não autorizados, ou seja, além de estuprarem , os agressores querem mostrar que estão estuprando; e o Vazow vem junto com essa campanha justamente para que a gente possa orientar as pessoas, no que pertine a preservação da prova. Não se trata de um aplicativo de denúncia, mas um instrumento que traz informações a respeito das formas de se preservar as provas e de ensinar a tirar as imagens das redes sociais” explicou a diretora de Gestão Interna da Secretaria da Segurança Pública do Piauí, delegada Eugênia Villa. 



Participe de nossa comunidade no WhatsApp, clicando nesse link

Entre em nosso canal do Telegram, clique neste link

Baixe nosso app no Android, clique neste link

Baixe nosso app no Iphone, clique neste link


Tópicos
SEÇÕES