Campanha incentiva doação para posto de coleta de leite humano

Após coletado o leite é enviado para a maternidade

Uma campanha de arrecadação de frascos para armazenamento de leite materno é realizada permanentemente nas maternidades da Prefeitura de Teresina, localizadas nos bairros Satélite, Promorar e Dirceu II (onde funciona um posto de coleta de leite) e agora conta com um ponto de arrecadação na sede da Fundação Hospitalar de Teresina (FHT). A estratégia da campanha é incentivar a doação de leite e alertar para a segurança do armazenamento.

A campanha conta com a participação dos estagiários dos setores de nutrição das maternidades. Os frascos arrecadados devem seguir as especificações para que o leite seja armazenado de forma correta. 

Eles devem ser de vidro, com tampa de plástico redonda, nos tamanhos pequeno e médio. Os frascos são encaminhados para as mães doadoras do posto de coleta da Maternidade Wall Ferraz, do bairro Dirceu II.

"Após coletado o leite é enviado para a maternidade Dona Evangelina Rosa para passar pelo processo de pasteurização. Depois o leite retorna para o posto de coleta para atender aos bebês que necessitam desse alimento e também os bebês internados na Unidade de Terapia Intensiva Neonatal", explica Edna Lima, Gerente de Avaliação e Monitoramento da FHT.

Desde a última quarta-feira (20) uma campanha nacional está incentivando a doação de leite materno em todos os bancos e postos de coleta do SUS com o tema "Seja doadora de leite materno e faça a diferença na vida de muitas crianças". A Maternidade Professor Wall Ferraz faz parte dos 147 postos de coleta espalhados pelo país e cadastrados pelo Ministério da Saúde.

Fonte: Jornal Meio Norte