Campanha pede mais atenção em passagens de nível em Teresina

Ideia é fazer com que os condutores passem a tomar mais cuidado nos cruzamentos entre as linhas férreas e as vias de veículos automotivos, uma vez que os acidentes têm sido bastante comuns nessas área

Campanha | Moises Saba
FACEBOOK WHATSAPP TWITTER TELEGRAM MESSENGER

O problema da falta de segurança nas passagens de nível em Teresina preocupa as autoridades em trânsito na cidade. Boa parte dos acidentes que acontecem nesses locais se devem à falta de atenção dos condutores. Para tentar alertar sobre essa necessidade, foi lançada na última terça-feira (21), na passagem de nível da Avenida Higino Cunha, na zona Sul de Teresina, a Campanha PARE, OLHE e ESCUTE.

Durante o lançamento, no entanto, um acidente, exatamente no local, comprovou a falta de atenção e de cuidado dos condutores nesses pontos da cidade. Um motociclista se chocou com uma carroça, na Avenida Higino Cunha, em cima da linha férrea, local onde a atenção deveria ser máxima. “O ideal é que os condutores parem nesses pontos, olhem e escutem, para saber se não está vindo o trem. Isso evita acidentes com o próprio trem e com os demais veículos que trafegam pelo local, mas os motoristas infelizmente não têm esse cuidado”, disse a gerente de Educação de Trânsito da Strans, Samyra Motta.

O analista de patrimônio da Transnordestina, Reginaldo Rodrigues, que veio a Teresina para o lançamento da campanha, conta que acidentes desse tipo, e até mais graves, acontecem sempre nas passagens de nível, em cidades de todo o Brasil. “As pessoas não têm a atenção devida e muitas vezes preferem buzinar a parar o veículo.

Os cuidados devem ser tomados em todos os lugares, mas nas passagens de nível devem ser redobrados”, afirmou.

A saída para que os condutores possam parar na passagem de nível é a cancela, que bloqueia o tráfego de veículos, quando o trem está chegando ao local, mas Teresina, há algum tempo não conta com esse mecanismo. No entanto, já está em processo de licitação a compra de novas cancelas, para que elas possam ser instaladas nas passagens de nível na capital, tanto na Avenida Higino Cunha, como na Rua Rui Barbosa, na zona Norte de Teresina.

Durante o lançamento da campanha, os motoristas foram parados por agentes da Superintendência Municipal de Transporte e Trânsito (Strans), com cartazes, para que eles entendam a necessidade de parar, olhar e escutar, ao chegarem nas passagens de nível da cidade.
A ação educativa será realizada em vários estados do nordeste pela Transnordestina e, em Teresina, a Prefeitura de Teresina por meio da Superintendência Municipal de Transportes e Trânsito (Strans), está sendo parceira desse trabalho.


Clique e curta o Portal Meio Norte no Facebook

 



Participe de nossa comunidade no WhatsApp, clicando nesse link

Entre em nosso canal do Telegram, clique neste link

Baixe nosso app no Android, clique neste link

Baixe nosso app no Iphone, clique neste link


Tópicos
SEÇÕES