Campo Alegre do Fidalgo ganha sistemas de dessalinização

O programa é uma ação do Governo Federal

Avalie a matéria:
|
FACEBOOK WHATSAPP TWITTER TELEGRAM MESSENGER

O Governo do Estado do Piauí e o Governo Federal, através do Ministério do Meio Ambiente, realizam no dia 13, às 10 horas, em Campo Alegre do Fidalgo, a inauguração de sete sistemas de dessalinização por meio do Programa Água Doce.

O programa é uma ação do Governo Federal, coordenada pelo Ministério do Meio Ambiente, em parceria com instituições federais, estaduais, municipais e sociedade civil, que visa estabelecer uma política pública permanente de acesso à água de qualidade para o consumo humano. No Piauí, a ação é executada pelo Instituto de Assistência Técnica e Extensão Rural (Emater) em parceria com as prefeituras e secretarias municipais.

As comunidades de Campo Alegre do Fidalgo eram abastecidas com água através de carros-pipa a cada 15 dias. Segundo o morador Genésio Pascoal, o Água Doce veio para mudar a rotina da comunidade. As famílias terão acesso à água por meio de fichas. Elas recebem por semana quatro fichas, dando direito a 120 litros.

A gestão dos sistemas fica por conta dos moradores, que recebem cursos de capacitação em gestão, associativismo e cooperativismo. Cada comunidade tem obrigações, deveres e direitos que são estabelecidos através de um documento chamado Acordo de Gestão.

O estado do Piauí foi beneficiado com a construção de 67 sistemas de dessalinização. O município de Betânia do Piauí já conta com três em funcionamento, Vila Nova do Piauí, Lagoa do Barro do Piauí, São Francisco de Assis do Piauí e Queimada Nova estão com obras em execução.

A solenidade acontece no dia 13 de dezembro, às 10h, na comunidade Barro Vermelho, em Campo Alegre do Fidalgo. Na ocasião haverá a visita dos sistemas de dessalinização, e em seguida acontece o ato de entrega com a participação de membros das comunidades envolvidas com o projeto. Os sistemas entregues irão beneficiar com água potável mais de 300 famílias.



Participe de nossa comunidade no WhatsApp, clicando nesse link

Entre em nosso canal do Telegram, clique neste link

Baixe nosso app no Android, clique neste link

Baixe nosso app no Iphone, clique neste link


Tópicos
SEÇÕES