Candidata desiste após postar foto de ministra mostrando seios

Na segunda-feira, o Partido Socialista Operário Espanhol (PSOE) divulgou a existência dessa fotomontagem

A candidata do opositor Partido Popular (PP) espanhol na lista ao Senado para as eleições de 20 de novembro, Francisca Pol, desistiu da disputa nesta quarta-feira após ter publicado no Facebook uma fotomontagem sexista da ministra espanhola da Defesa, Carme Chacón. Francisca disse que a renúncia é um ato de "responsabilidade política", tomado de "forma totalmente voluntária", para não prejudicar os demais candidatos ao Congresso e ao Senado e seu partido.

A política espanhola, que concorria às eleições como primeira suplente da candidata ao Senado por Mallorca Margarita Durán, postou em sua página do Facebook uma foto manipulada da ministra da Defesa com a blusa aberta e mostrando um dos seios, rodeada de altos comandantes militares.

Em comunicado divulgado pelo Partido Popular, Francisca explicou que em nenhum momento quis "ofender ninguém, nem a sociedade nem os membros do Partido Socialista", por isso reiterou suas desculpas aos que "se sentiram ofendidos".

Na segunda-feira, o Partido Socialista Operário Espanhol (PSOE) divulgou a existência dessa fotomontagem com a ministra da Defesa, que qualificou de "sexista, ofensiva e insultante". Os socialistas pediram à ex-candidata que renunciasse, por cometer "atos tão vergonhosos e desprezíveis contra a imagem de outra mulher".

Segundo o PSOE, antes de retirar a imagem do Facebook, Francisca escreveu como legenda da fotomontagem "o que é preciso fazer para ser ministra".

Fonte: Terra, www.terra.com.br