Candidato tem até domingo para se inscrever no Enem

Na sexta, site ficou congestionado por causa do número de acesso

Por causa do congestionamento no site do Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) durante toda a sexta-feira (17), os candidatos ganharam mais uma chance para fazer a inscrição na prova.

O prazo terminará as 23h59 deste domingo (19). Segundo o Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais (Inep/MEC), órgão ligado ao Ministério da Educação que aplica a prova, o número de acessos simultâneos na sexta chegou a 200 mil e muitos estudantes encontraram dificuldade para acessar o site http://enem.inep.gov.br/inscricao.

A data para pagar a taxa de inscrição de R$ 35, caso não sejam isentos, continua até quarta-feira (22). O pagamento deve ser feito dentro do horário bancário. É possível gerar novo boleto até o dia 22, por meio do sistema de acompanhamento de inscrição.

Inscrição

A recomendação do Inep é que o candidato procure um computador com acesso rápido à internet e não deixe para a última hora para se inscrever. Se o aluno já tiver concluído o ensino médio em escola pública ou tiver cursado com bolsa na rede particular, deve se declarar carente. O Inep alerta que é preciso prestar bastante atenção na hora de se inscrever, especialmente quando aparecer uma tela que dará duas alternativas: gerar boleto bancário ou solicitar a isenção de taxa.

Quem ainda está concluindo o ensino médio em escola pública não precisa pedir a isenção no formulário porque ela é gerada automaticamente. Segundo o Inep, usuários que tiverem gerado o boleto por engano devem acessar novamente o site http://enem.inep.gov.br/inscricao, usando o CPF e a senha, e clicar em "Acompanhe a sua inscrição". Nessa área, haverá um campo para mudar os dados e a possibilidade de gerar novamente o boleto ou solicitar isenção.

Fonte: g1, www.g1.com.br