Carnaval: Campanha contra a AIDS tem foco nas mulheres

Carnaval: Campanha contra a AIDS tem foco nas mulheres

Dados mostram que a cada 2,2 homens infectados com o vírus da AIDS, existe uma mulher

No Piauí, 44 mulheres foram notificadas com AIDS somente em 2010. Desde 1896, quando houve o primeiro caso de infecção do Estado, 800 pessoas do sexo feminino foram diagnosticadas com o vírus. A proporção mostra que, a cada 2,2 homens infectados, existe uma mulher.

Por isso, o Ministério da Saúde decidiu que as mulheres jovens serão o foco da campanha de prevenção das DSTs do carnaval deste ano. Segundo Carina Amorim, coordenadora de DST da Sesapi, serão distribuídos de 30% a 40% a mais de preservativos masculinos durante este período. ?Vamos intensificar a campanha principalmente nos municípios que realizam os maiores carnavais?, afirma a coordenadora.

Enquanto isso, o preservativo feminino ainda não é comum. De acordo com Carina Amorim, isso se explica por causa do pouco tempo em que foi lançada a camisinha feminina. ? A rede pública começou a receber em 2008 e o Ministério da Saúde só compra maiores quantidades depois que o preservativo tiver sido popularizado?, explica a coordenadora de DST do Piauí.

Atualmente, apenas as prostitutas recebem o preservativo feminino gratuitamente. Segundo Carina, o Estado fará a compra de mais camisinhas deste tipo. O processo está em fase de licitação. Para este ano, o Ministério da Saúde enviou 4 milhões de preservativos, todos masculinos.

Fonte: Nayara Felizardo